Comportamentos Estranhos Dos Gatos: Descubra Os Segredos Dos Bichanos

publicado
Compartilhe!

Os comportamentos estranhos dos gatos são conhecidos por assustar ou deixar seus tutores admirados, tornando as suas vidas mais interessantes e alegres.

A imprevisibilidade cômica dos gatos encanta muitas famílias. Os seus instintos podem parecer bobos e divertidos, mas é isso que os faz se sentirem à vontade com as pessoas e se tornarem amigos adoráveis.

Observamos que os bichanos se comunicam com os seus tutores engraçadamente, o que os torna animais de estimação incríveis.

Compreender os motivos por trás da personalidade felina é uma parte importante da convivência com eles.

Entender o que eles estão tentando dizer pode ajudar a criar uma relação saudável entre o gato e o seu tutor.

Se você planeja saber quais são os 10 comportamentos estranhos e até mesmo bizarros dos gatos, não deixe de ler este artigo até o fim.

Meu Pet Serelepe selecionou algumas atitudes bastantes curiosas e cômicas dos nossos amigos! Veja nossa lista de comportamentos estranhos dos gatos:

1. Dormir em lugares complexos

Comportamentos estranhos dos gatos: gato dentro do tanque de lavar roupas.
Imagem de Barbozacomz por Pixabay

Certamente você como tutor de gato deve ter reparado que seu miau gosta muito de dormir em lugares complexos, sejam apertados ou aparentemente desconfortáveis. Saiba que se fosse mesmo um lugar desconfortável esse gatinho não estaria lá.

Entre os recintos estranhos para dormir, um lugar que se tornou clássico de acordo com relatos foi descansar nas pias do banheiro.

Os gatos gostam de dormir na pia porque é um lugar pequeno, pois, eles associam a uma toca onde possam se sentir seguros. Portanto, esse cantinho se torna um lugar que eles amam.

Outro motivo que leva gatos dormir na pia, é a temperatura. Quando o calor é muito intenso, a cerâmica da pia é um lugar fresco e ideal para uma soneca.

2. Espionagem

Comportamentos estranhos dos gatos: Gato alaranjado com olhar fixo e olhos arregalados.
Imagem de Freepik

Nossos amigos felinos se destacam por seus comportamentos bizarros e, às vezes, irritante, de espiar.

Se você já acordou no meio da noite com seu gato lhe observando ou pensou estar sozinho e percebeu que ele estava bem atrás de você, então sabe que isso é verdade.

Os chaninhos são mestres da espionagem, pois, saiba que os gatos querem ficar de olho em você. Eles são membros notáveis do “Grupo de Vigilância Master do Bairro”, vigiando as idas e vindas das pessoas, olhando pela janela por horas tomando nota de tudo que ocorre do lado de fora.

Além disso, eles também são conhecidos por espiar através das persianas ou cortinas abertas. Os vizinhos podem ter sempre a sensação de estar sendo observado e até pensar ser você quem os espia, então vá se acostumando com isso.

3. Duplo twist carpado

Comportamentos estranhos dos gatos: Bichano realizando salto acrobático enquanto brinca com seu tutor.
Foto de Karsten Paulick por Pixabay 

Quando os gatos começam a correr e pular sem motivo aparente, muitas pessoas ficam surpresas. Esse comportamento é mais comum à noite e em felinos jovens, mas também pode ser observado em gatos adultos durante o dia. Existem duas razões principais para esse comportamento.

A primeira razão é que o gato pode ter muita energia acumulada e estar entediado. Nesses casos, alguns pulos e corridas malucas podem ajudá-lo a se divertir e liberar um pouco desse estado elétrico.

Se esse for o caso do seu gato, considere oferecer outras formas de entretenimento para que ele possa liberar toda essa energia. Esse é um dos comportamentos estranhos dos gatos que pode indicar que você precisa interagir mais com ele.

A segunda razão se refere a patologias relacionadas a parasitas, assim sendo, o gato não consegue se coçar, então salta para se aliviar, ou comportamentos compulsivos.

Se desconfiar de que há algo errado com seu gato, procure imediatamente um veterinário.

4. Rastreador conceituado

Gatinho demonstrando carinho por sua tutora.
Imagem de jcomp no Freepik

Os gatos são curiosos naturalmente. Adoram cheirar tudo, além disso, eles gostam de rastrear tudo que consideram seus. Em especial os seus objetos favoritos, neste caso o seu “rosto” e sua pessoa na totalidade.

Pode ser muito estranha esta coisinha peluda e macia, chegar bem pertinho do seu rosto e cheirar você, mas é divertido. Veja isso como algo positivo, porque seu gato te ama.

5. Dono da casa com comportamentos bizarros

Comportamentos estranhos dos gatos: gato branco em cima da mesa bebendo algo em uma taça.
Foto de Cottonbro Studio por Pexels

Quando um gato se enrosca e desenrosca em suas pernas, ele não está esperando carinho. Os gatos têm o hábito de se esfregar em cantos da casa para marcar território, ou seja, você é propriedade dele.

Sendo assim, você deve servi-lo, pois ele acredita que ainda estamos nos tempos do antigo Egito onde os gatos eram venerados como Deuses. Portando, seja um bom tutor e não tire essa ilusão de seu xodó.

6. Decorador de alto padrão

Gato peludo em frente da estante de livros.
Foto de Flickr por Pexels

Tratando-se de ser o senhor soberano da casa, é seu gato que decide onde os objetos devem ficar. Desde que chegou em sua casa, ele concluiu que você tem um tremendo mal gosto e os objetos de sua estante devem ficar em um lugar mais apropriado como o chão.

Os gatos nunca derrubam nenhum objeto sem motivo, sendo assim, saiba que a culpa sempre será sua.

Não há como negar que os gatos têm comportamentos bizarros. Muitas vezes, os hábitos dos gatos nos deixam intrigados.

Por exemplo, eles adoram correr de cima para baixo na sua cama e se dedicam a limpar a pelagem por horas.

Estas são apenas algumas das atividades peculiares dos gatos que são difíceis de entender para nós, humanos.

Conforme estudos, os cientistas afirmam que os comportamentos dos gatos em relação aos seres humanos são especialmente impulsionados por instintos originários de sua herança genética.

Nenhum movimento e atitude é por acaso, tudo remete a forma de sobrevivência de seus antecessores.

Por Sheila Assis

Sou uma redatora apaixonada por animais, com 11 anos de experiência em produção de material didático. Sou entusiasta de redação e de animais de estimação, o que me permite trazer informações práticas e estar sempre atualizada sobre as tendências sobre pets. Trabalho no Meu Pet Serelepe para produzir artigos informativos, precisos e envolventes para os leitores.