Para você que aprecia um animal dócil e bem tranquilo de estimação, a tartaruga doméstica é uma ótima escolha. Por isso, vamos explorar como criá-la e as principais características que encantam muitos tutores.
Diferença entre tartaruga, cágado e jabuti
Antes de falarmos a fundo sobre tartarugas domésticas, conheceremos algumas espécies de quelônios. Animais quelônios ou testudines são répteis da Ordem Chelonia.
Existe a estimativa de 335 espécies de quelônios em todo o mundo. Estes animais são encontrados em ambiente marinho, de água doce e terrestre.
A tartaruga, se difere principalmente por conta do casco por ser redondo, alto e duro. O pescoço da tartaruga é o mais curto dentre as espécies citadas. Em seu habitat, esse réptil gosta de passar mais tempo na água.
As tartarugas domésticas costumam sair da água apenas para tomar sol ou desovar. Esses animais em boas condições de vida podem chegar a viver 40 anos com o tutor.
O cágado, na natureza, domina bem as situações tanto na água quanto na terra. O formato de seu casco é achatado e mais oval, e o pescoço alongado.
As patas possuem membranas entre os dedos para facilitar o nado, algo que as tartarugas domésticas não têm.
Já o jabuti se difere bem da aparência da tartaruga. O casco desse animal é muito mais alto e mais pesado do que o das outras espécies mencionadas e a alimentação dela é herbívora. O jabuti vive apenas em terra.
Curiosidades e cuidados com as tartarugas domésticas
Agora que você já conheceu algumas espécies de quelônios, falaremos mais a fundo sobre as tartarugas domésticas.
Elas são fáceis de cuidar, pois, não exigem muitos cuidados específicos, além de serem muito resistentes. Elas são animais solitários por natureza, mas podem conviver com outras tartarugas domésticas sem problemas.
Contundo, é interessante observar se ela não está sofrendo “bullying” de outros pets.
As tartarugas domésticas precisam de um aquário próprio, com água limpa e filtrada, para poderem nadar e se refrescar.
É importante garantir que elas possam se manterem aquecidas, pois, elas são animais de sangue-frio. Uma lâmpada de calor pode ser útil para isso.
Vale ressaltar a importância de fornecer alimentos ricos em cálcio e proteínas para garantir que a tartaruga doméstica cresça saudável.
Além disso, a alimentação pode ser composta por ração específica para tartarugas, alimentos crus como folhas de legumes e frutas.
Por último, devemos lembrar que as tartarugas domésticas precisam de um check-up regular com um veterinário especializado, para evitar problemas de saúde. Com esses cuidados básicos, as tartarugas domésticas podem se desenvolver de forma saudável e viver felizes com seu tutor por muitos anos.
Quais espécies de tartaruga existem?
Na natureza existem diversas raças de tartarugas, porém, não são todas que podemos criar em casa. Saiba quais são as espécies de tartaruga doméstica, que podem ser de estimação, sem problemas com autoridades ambientais.
Tartaruga pintada
A Tartaruga pintada é pequena, possui cerca de 25 centímetros, sendo considerada um cágado, apesar de ter nome de tartaruga doméstica. De acordo com suas as características, o casco é rígido e com riscos amarelos.
A alimentação desse pet precisa ser balanceada para evitar o sobrepeso. Sendo assim, o melhor a se fazer por esse bichinho é oferecer rações balanceadas e próprias para tartaruga doméstica.
Tartaruga-da-madeira
É uma espécie bastante colorida, o seu casco é cinza e o restante do corpo tem uma cor levemente alaranjada e manchas escuras na região da cabeça e patas.
A tartaruga-da-madeira também é pequena, mede em torno de 20 centímetros. Essa tartaruga doméstica precisa de alimentação saudável e equilibrada.
Assim sendo, você pode oferecer um misto de ração e frutas.
Tartaruga-russa
A tartaruga-russa se difere das demais por ser mais clara, contundo, o seu casco é escuro com manchas, formando um contraste muito bonito.
Costumam medir 20 centímetros e se alimentar de plantas; por isso, é uma espécie mais tranquila para se manter o peso adequado.
Tartaruga-tigre-d’água
Antes de tudo, devemos saber que essa tartaruga é considerada ideal para se ter em casa. Ela se destaca por ter aparência delicada.
Quando bebê, a tartaruga-tigre-d’água é muito pequenina, medindo cerca de 5 centímetros.
Quando adulta, este pet costuma chegar aos 30 centímetros. Essa tartaruga também se evidencia por sua longevidade, ela pode viver, em média, 30 anos.
Qual é a melhor forma de alimentar tartaruga doméstica?
Existem uma boa variedade de alimentação para tartarugas domésticas, no entanto, se você é um tutor inexperiente, o melhor é procurar um profissional para te orientar.
A ingestão de alimentos impróprios pode causar danos a sua tartaruga.
Consulte um veterinário para que ele identifique a espécie e prescreva a alimentação correta. Evite a confiar nos conselhos de vendedores de casas de rações, certamente o interesse dele é apenas de vender produtos e não no bem-estar de seu pet.
Em geral, as vários tipos de tartarugas domésticas podem comer alimentos como: folhas; frutas; legumes e verduras. Em determinadas circunstâncias também comem carnes, minhocas; peixes, crustáceos e insetos.
Não se esqueça, todos esses alimentos devem ser servidos de forma balanceada para manter a saúde de seu pet.
Cuidados com sua tartaruga doméstica em casa
Os cuidados com uma tartaruga não se limitam com a alimentação. Esses pets precisam de um espaço só seu. Considere o tamanho máximo que a espécie que você escolheu atingirá para evitar transtorno no futuro.
Considere que tanto em tanques quanto aquários, o tutor deve reservar um terço de área terrestre e o restante para natação.
Nesses ambientes é necessário a existência continua de iluminação, isso porque o local onde sua tartaruga viverá deve se manter em temperatura agradável.
De forma alguma se esqueça de fazer a manutenção do local. Água sempre limpa impede a proliferação de fungos e microrganismos.
Esse cuidado básico preserva a saúde do seu pet e faz com que sua tartaruga doméstica reconheça seu ambiente favorito.