Muitas pessoas gostam de ter animais de estimação em casa, seja um cão, um gato ou até mesmo um peixinho. Contudo, você já considerou ter um roedor de estimação?
Além de serem animais muito fofos e adoráveis, os roedores também podem trazer diversos benefícios para a saúde mental de seus donos.
Agora teremos a oportunidade de explorar esses benefícios e mostrar por que ter um roedor de estimação pode ser uma excelente escolha.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, roedores de estimação não são animais sujos, muito menos nojentos.
Como pets esses pequenos animais por anos passaram por um sistema de adaptação os livrando de impurezas externas do meio ambiente.
Redução do estresse
O estresse é uma das maiores preocupações da vida moderna. Trabalho, estudos, relacionamentos, entre outros fatores, podem causar um grande nível de estresse nas pessoas. Mas ter um roedor de estimação pode ajudar a aliviar essa tensão.
O simples fato de observar um animalzinho brincando, correndo e explorando seu ambiente pode ser muito relaxante e trazer uma sensação de calma e tranquilidade.
Além disso, acariciar e interagir com o pet pode liberar endorfina, um neurotransmissor que traz uma sensação de bem-estar e prazer.
À medida que o tempo passa, você perceberá que seu roedor confia cada vez mais em você e o ama muito.
Com certeza alguns roedores demonstram mais sua afetividade do que outros, os hamsters, por exemplo, são pets muito elétricos, adorando se movimentar constantemente. Sendo assim, fica um pouco difícil acariciá-los.
Normalmente esses pequeninos demonstram seu afeto e confiança, quando desejam subir no colo de seus tutores e permanecer em seus ombros o até mesmo sobre sua cabeça.
Ratos e camundongos são mais expressivos quando recebem carinho, deixando claro que estão gostando de carícias.
Há também roedores maiores em ordem crescente como porquinhos-da-índia, coelhos e chinchilas, além disso, não devemos esquecer das capivaras que podem ser adquiridas em estabelecimentos licenciados!
Companhia e afeto
Muitas pessoas que vivem sozinhas podem sentir falta de companhia e afeto. Ter um roedor de estimação pode ajudar a suprir essa necessidade.
Esses animais são muito afetuosos e adoram passar tempo com seus donos, seja brincando ou apenas ficando por perto.
O simples fato de cuidar de um animalzinho traz uma sensação de responsabilidade e autoestima, o que, na verdade, pode ser muito positivo para a saúde mental.
Além disso, todo dia difere do outro, sempre há um comportamento gracioso que te encanta.
Sendo assim, sempre tenha a mão um celular para fotografar e filmar seu amiguinho dentuço, muitas fotos e vídeos podem viralizar facilmente nas redes sociais.
Algo assim também pode lhe proporcionar prazer e sensação de pertencimento a um determinado grupo, lhe proporcionado bem-estar.
Estímulo à atividade física
Ter um roedor como pet também pode ser uma excelente forma de estimular a atividade física. Esses animais adoram correr, pular, brincar, principalmente escalar e precisam de um espaço amplo para se exercitar.
Isso pode incentivar seus donos a criar um espaço de lazer em casa, com brinquedos e equipamentos para o animalzinho.
Além disso, passear com o roedor em uma área externa também pode ser uma ótima forma de se exercitar e de aproveitar a natureza.
Atenção! Quando falamos de passear nos referíamos a roedores maiores como porquinhos-da-índia, chinchilas, coelhos e capivaras!
Para hamsters, ratos e camundongos, o ideal é você projetar um playground para eles brincarem ou ter um cômodo da casa em específico onde eles possam brincar sem riscos.
Para hamsters anão russo e camundongo topolino você precisa ter atenção redobrada em deixá-los à vontade, afinal, são pets minúsculos e podem se perder facilmente.
Sendo assim, o ideal é montar para esses bichinhos um playground seguro com brinquedos para se exercitar e se divertir.
Redução da ansiedade
A ansiedade é outra condição que pode afetar negativamente a saúde mental das pessoas. Ter um roedor de estimação ajuda a reduzir os sintomas que as prejudicam.
O fato de cuidar de um animalzinho pode trazer uma sensação de propósito e estabilidade, ajudando a diminuir a noção de incerteza e insegurança, proporcionando uma vida mais equilibrada.
Acariciar e interagir com o roedor pode trazer uma sensação de conforto e tranquilidade, além disso, o prazer que você sente quando seu amiguinho retribui seu afeto muitas vezes é indescritível.
Aprendizado sobre cuidados com os animais
Ter um roedor de estimação também pode ser uma excelente forma de aprender sobre cuidados com os animais.
Roedores exigem uma série de cuidados específicos, como alimentação adequada, higiene, atividade física e ambiente adequado.
Aprender sobre esses cuidados pode ser muito útil para quem deseja ter outros animais de estimação no futuro, ou mesmo para quem pretende apenas adquirir conhecimento para manter seu pet feliz.
Uma vida equilibrada com um roedor de estimação
Ter um roedor de estimação pode trazer diversos benefícios para a saúde mental das pessoas, além de equilíbrio emocional.
Esses animais adoráveis e afetuosos incontestavelmente podem ajudar a reduzir o estresse e a solidão.
Além disso, cuidar de um roedor pode trazer uma sensação de propósito e responsabilidade, estimulando a autoestima e a atividade física.
Sendo assim, é fundamental lembrar que os roedores não são animais sujos nem nojentos, e que é possível criar um espaço seguro e amplo para que eles possam brincar e se exercitar interagindo com você.
Caso esteja procurando um animal de estimação que possa trazer benefícios para sua saúde mental, um roedor pode ser uma excelente escolha.
Afinal, comparado com muitos cães e gatos, trata-se de uma aquisição de baixo custo e se você usar a criatividade até mesmo o alojamento pode ficar barato, confortável e bonito.
A adoção também é uma magnífica decisão que pode colaborar para seu equilíbrio emocional, pois, quando proporcionamos uma vida feliz a alguém, todo o universo começa a se movimentar a nosso favor.