Brincalhões E Engraçados: Veja Como É Divertido Ter Um Rato De Estimação!

publicado
Compartilhe!

Quando a questão é adquirir um rato de estimação, muitas dúvidas surgem. A princípio se o roedor pode transmitir doenças até se eles são animais amorosos. Desde que são adquiridos em pet shops ou adotados em locais de procedência, os ratos podem ser animais de estimação.

Rato de estimação.
Imagem de Karsten Paulick por Pixabay

Esses roedores são muito inteligentes, ativos e com toda certeza, podem ser muito afetuosos com seus tutores. É importante informar que os ratos têm necessidades bastante diferentes de cães e gatos.

Ratos de estimação não costumam transmitir enfermidades, exceto se seu manuseio seja muito inadequado. Uma coisa é certa, ao pegar no colo, tanto ratos como quaisquer outros animais, você deve lavar bem as mãos, principalmente antes das refeições.

Os ratos-domésticos são pets independentes, contudo, também conseguem ser muito afetuosos e gostar bastante de interação com os seus donos. Os ratinhos são conhecidos por sua inteligência, pois são capazes de aprender diversos truques, inclusive sendo treinados para usar o banheirinho.

Quais são as principais raças de ratos-domésticos que existem no Brasil?

Rato de estimação branquinho.
Imagem de Karsten Paulick por Pixabay

Os ratos são encontrados em grande variedade de cores e padrões de pelagem. Além disso, sua característica mais acentuada é sua personalidade brincalhona e inteligencia. As raças de ratos-domésticos mais comuns no Brasil incluem:

Ratos de laboratório (mecol ou ratazana doméstica): estes ratos são comumente usados em pesquisas científicas, conhecidos por serem muito doces e amigáveis. Contudo, muitas pessoas os querem como pets e os tratam como verdadeiros reis. O Rato de laboratório é um animal de estimação absurdamente carinhoso.

Twister Dumbo: Estes ratos têm orelhas grandes, tornando-os muito fofos e são muito calmos e dóceis. Eventualmente, existe um Twister Dumbo temperamental.

Degu ou Octodon degus: roedor originário dos Andes. Adoram brincar com membros de mesma espécie e seres humanos. Esse roedor vem se tornando cada vez mais comuns nas lojas de animais, todavia, para adquirir um pet você deve considerar mais do que modismo.

Gerbil ou Gerbo: esse rato de estimação, é mais conhecido como Esquilo-da-Mongólia. Pertence à família Muridae. Bem como o próprio nome diz, esse roedor é originário da Mongólia, apesar de que, não seja um esquilo como o nome sugere.

As qualidades mais atraentes em ratos de estimação incluem:

Rato de estimação fofinho.
Imagem de Alyssa por Pixabay

Inteligência:

A inteligência dos ratos possibilita que eles façam truques e realizar tarefas simples. Você irá se surpreender com a capacidade desses bichinhos.

Docilidade:

Determinadas pessoas apreciam ratos como animais de estimação, porque eles são animais muito amigáveis e doces, visto que, esses roedores gostam de ficar em contato com as pessoas e podem ser facilmente acariciados sem risco de mordidas.

Brincalhões:

Ratos são animais de estimação muito ativos e travessos, o que os tornam divertidos de se observar e interagir.

Tamanho:

Os roedores são animais de tamanho pequeno, fazendo deles convenientes de se ter em casa, especialmente em espaços menores.

Preço:

Ratinhos geralmente são animais mais baratos de se adquirir e cuidar do que outros animais de estimação, como cães ou gatos.

Como cuidar de ratos de estimação

Ratinhos de estimação.
Imagem de Silvia por Pixabay

Para cuidar bem de um rato de estimação, é importante ter em mente alguns critérios básicos:

Gaiola:

Os ratos precisam de uma gaiola espaçosa, com pelo menos 460 cm² por rato. A gaiola deve ter barras de metal ou uma tela de metálica para permitir a circulação de ar.

Ela também deve ter um compartimento separado para a caixa de areia, uma repartição para a comida e água, e espaço para brincar e se exercitar. Não se esqueça de que seus ratinhos também precisam de brinquedo para se distrair e desgastar os dentes.

Alimentação:

Os pequenos necessitam de uma dieta balanceada, que inclua uma mistura de grãos completos, frutas, legumes e um suplemento de cálcio. Evite alimentos altamente processados e doces, afinal, essa alimentação prejudica à saúde dos ratinhos.

Água:

Ratos de estimação precisam de água fresca diariamente. Verifique a água todos os dias para trocá-la se estiver suja ou turva.

Limpeza:

A gaiola dos ratos deve ser limpa regularmente para evitar o acúmulo de dejetos e odores desagradáveis. Em outras palavras, a caixa de areia também deve ser limpa regularmente e trocada completamente a cada semana.

Interação:

Esses roedores são animais sociais e precisam de interação com as pessoas. Sendo assim, é importante dedicar tempo todos os dias para brincar e acariciar seus os ratinhos.

Saúde:

É importante verificar regularmente os ratos para garantir que eles estejam saudáveis. Isso inclui olhar para a pele, o pelo, os olhos, o focinho e as orelhas, e verificar se há sinais de doença ou infecção nas regiões íntimas.

Portanto, se você tiver alguma preocupação com a saúde do seu rato, é importante consultar um veterinário de animais silvestres.

De forma geral, cuidar de roedores não é difícil, a princípio basta que haja responsabilidade e amor para que você possa oferecer o que seu ratinho precisa. Em troca disso você terá muitas alegrias e histórias para contar sobre o tempo que estiverem juntos.

Por Sheila Assis

Sou uma redatora apaixonada por animais, com 11 anos de experiência em produção de material didático. Sou entusiasta de redação e de animais de estimação, o que me permite trazer informações práticas e estar sempre atualizada sobre as tendências sobre pets. Trabalho no Meu Pet Serelepe para produzir artigos informativos, precisos e envolventes para os leitores.