Você Deseja Muito Ter Um Porquinho-Da-Índia? Conheça Algumas Curiosidades!

publicado
Compartilhe!

Se você acredita que será feliz com um porquinho-da-índia, é necessário saber algumas informações sobre esses graciosos roedores antes de comprá-lo. Como qualquer outro pet, porquinhos-da-índia precisam determinados cuidados e atenção.

Porquinhos-da-índia
Imagem de wirestock no Freepik

Há quem pergunte se é permitido comprar porquinho-da-índia, a resposta para esse questionamento é sim. Esse roedor ­é rotulado como um animal doméstico, sendo assim, a comercialização ou a adoção é possível, segundo a legislação de nosso país.

Caso você queira ter esse pet fofo, saiba que não é preciso efetuar nenhuma regularização ou formalização sobre a sua aquisição junto às autoridades, assim como outros espécimes silvestres.

Antes de comprar ou adotar qualquer animal, é primordial aprender o básico sobre como cuidar para atender a todas as suas necessidades facilmente. Porquinho-da-índia é um pet carinhoso e fácil de cuidar, ele é um bichinho sociável e lida muito bem com crianças desde que elas não o estresse.

Esse ser fofinho não tem o hábito de morder, afinal ele é uma criatura extremamente dócil e sociável, porém, quando é sujeito a fatores estressantes pode ficar doente deixando de comer. Sendo assim, se seus filhos são crianças agitadas, considere outra mascote que acompanhe o ritmo delas.

O mesmo vale para outros pets, porquinhos-da-índia podem ser sociáveis com outros animais, mas tenha o cuidado de observar que seu amiguinho não esteja o coagindo. Existe bullying entre os animais, essa questão que pode ser muito séria.

Cuidados Com Seu Porquinho-Da-Índia

Naturalmente, quando você for adquirir um pet, considerará ter um filhote para que se adapte melhor as suas necessidades e ao ambiente. Neste caso saiba que deve ter atenção redobrada.

O porquinho-da-índia precisa habituar-se às pessoas e o novo ambiente. Você deve ter paciência e dar espaço para ele se habituar a quaisquer novidades. Além disso, é preciso preparar o ambiente que receberá seu filhote.

Você deve comprar acessórios para porquinho-da-índia e planejar a alimentação. Assim, como qualquer outro pet, os porquinhos-da-índia precisam de ter um espaço próprio e rotina para se divertir e se socializar.

Moradia

O ideal de gaiolas para porquinho-da-índia seria 120 cm de comprimento por 160 cm de largura, no mínimo, e o mesmo vale para cercados. Você também pode reservar um espaço em sua residência e cercá-lo com grades.

Fique atento para as aberturas do cercado não serem muito afastadas, pois, o bichinho é esperto e escapa com facilidade se tiver oportunidade. Pode não parecer, mas porquinhos-da-índia tem a habilidade de passar em lugares que você nem imagina.

Uma consideração básica para o bem-estar do seu amiguinho em relação ao local onde ele mora é a necessidade de ter uma toquinha. Esses gordinhos gostam de dormir em um abrigo porque são presas por natureza e precisam sentir-se seguros em seu ambiente.

Você pode investir em uma toca de tecido para gatos ou, pelo menos, fornecer-lhes caixas de papelão para se esconder. Tratando-se de ambiente confortável vale ressaltar também o clima, afinal, o porquinho-da-índia não está acostumado a ambientes de temperaturas extremas, seja frio ou calor e a gaiola ideal deve ser bem ventilada.

Alimentação

Porquinho-da-índia
Imagem de Freepik

Em relação à alimentação para seu porquinho-da-índia: ele come feno, frutas e ração específica. O alimento deve estar sempre à disposição em quantidade moderada caso você esteja muito ocupado.

As frutas e hortaliças, devem ser frescas e podem ser consumidas como petiscos. Disponibilize para seu porquinho-da-índia: maçã, tomate, melão, almeirão, couve, pepino e cenoura.

Diversão

Brinquedos de madeira são essenciais para distração, gasto de energia e desgaste dos dentes. Compre esses itens somente em lojas especializadas para evitar problemas com peças soltas ou materiais tóxicos.

Os porquinhos-da-índia também têm outros acessórios indispensáveis, como comedouros, bebedouros e escovas. Esses roedores soltam muito pelo, e é para isso que serve a escova.

Higiene

Para evitar odor desagradável, higienize o ambiente que sua mascote vive diariamente. Evite dar banho com muita frequência em seu gordinho, se o fizer de preferência para dias quentes ou quando aconselhado pelo veterinário.

Curiosidades

Porquinho-da-índia
Imagem de devmaryna no Freepik

Existem algumas curiosidades interessantes sobre o porquinho-da-índia, longe do que o seu nome sugere, os porquinhos-da-índia são da família dos roedores e originários da América do Sul.

Esses fofinhos medem entre 20 cm e 25 cm, costuma pesar até 1 kg e possui expectativa de vida de 4 a 6 anos. Em condições e cuidados ideais, esses animais podem chegar até os 8 anos.

São herbívoros, possuem dentes que crescem sem parar ao longo da vida assim como hamster. Por isso, é necessário providenciar brinquedos desgastar os dentes dianteiros.

Os porquinhos-da-índia diferem-se da maioria dos roedores quando se trata de hábitos noturnos, pois, eles não o têm, preferem tirar vários cochilos em vez de ter longas horas de sono. De acordo com especialistas, esse hábito é uma questão de sobrevivência, deixando-os prevenidos para fuga imediata.

A pelagem desses galantes pets pode ser curta, ondulada, média ou longa, ou com diferentes tonalidades.

De modo geral, os porquinhos-da-índia são pets incríveis! Bastante sociáveis e adoram receber carinho do tutor. Portanto, vale considerar ter um porquinho-da-índia, desde que você esteja disposto a amá-lo do mesmo modo que será amado por ele.

Por Sheila Assis

Sou uma redatora apaixonada por animais, com 11 anos de experiência em produção de material didático. Sou entusiasta de redação e de animais de estimação, o que me permite trazer informações práticas e estar sempre atualizada sobre as tendências sobre pets. Trabalho no Meu Pet Serelepe para produzir artigos informativos, precisos e envolventes para os leitores.