A Elegância De Um Gato Sem Raça Definida: Confira A Beleza Desse Bichinho

publicado
Compartilhe!

Diferente dos cães vira-latas existem vários termos rebuscados ​​para denominar um gato sem raça definida: moggy, raça misturada, sem raça definida, doméstico, shorthair doméstico, pelo médio doméstico, pelo comprido doméstico ou criação aleatória.

Já os cães vira-latas recebem nomes muito peculiares como: pé-dura, guaipeca, bajariva, cusco ou simplesmente totó.

Gatinho deitado
Foto de Vinícius Rodrigues de Souza Vinícius Souza por Pixabay

As cores e os padrões da pelagem de um gato são descritos como os exemplos mais comuns disso são os gatos de smoking e calico.

As pessoas frequentemente confundem essas cores e características como pedigree, apesar de elas não serem uma raça de gato específica. Elas são apenas termos descritivos para descrever o felino.

O Que é um Exatamente um Gato Sem Pedigree?

3 1
Foto de Mabel Amber por Pixabay

Um gato sem pedigree é um bichano cujas origens são de felinos que não fazem parte de uma raça particular e não se sabe ao certo sua ascendência.

Em outras palavras, isso difere de um cruzamento, que é uma mistura de duas raças que podem ou não fazer parte de um programa de criação.

Por exemplo, a prole de um acasalamento Birmanês e Devon Rex define o cruzamento dessas raças.

Desse ponto de vista, podemos dizer que os gatos sem raça definida também são gatos de apartamento, de rua ou simplesmente domésticos.

Eles vêm em uma variedade de tamanhos, formas e cores. Não classificam-se como uma raça específica, porém esses bichanos são geralmente muito amigáveis, leais e carinhosos. Eles também são muito resistentes e vivem muito tempo.

O Que é um Gato com Pedigree?

Gato de raça
Foto de Ewa Urban por Pixabay

Primordialmente, um gato com pedigree é um chaninho que surgiu de forma seletiva ao longo de gerações para se adequar a um determinado traço ou característica. Curiosamente os gatos de raça pura descendem dos moggies.

A história conhecia de muitas raças de gatos, geralmente começam com um moggy que tinha uma característica incomum, como o Cornish Rex e o Devon Rex, que têm uma pelagem encaracolada atípica.

Ambas as raças foram desenvolvidas a partir de gatos sem-teto que carregavam a característica explícitas. O mesmo aconteceu com o LaPerm, Sphynx e Munchkin.

Os British Shorthairs são descendentes de moggies e criados seletivamente para ter a aparência que têm atualmente.

Em outras palavras, podemos dizer que um gato com pedigree é um chaninho com uma linhagem verificada, criado seletivamente ao longo de gerações para se adequar a uma determinada característica ou traço. Essas experiências feitas por criadores possibilitaram raças mais espertas, ágeis e fortes.

O Que é um Moggy?

Gato sem raça definida
Foto de Szabolcs Molnar por Pixabay

Um moggy não é uma raça, todos os gatos domesticados são descendentes de seu ancestral selvagem, o gato selvagem africano (Felis Silvestris lybica) e alguns gatos foram criados seletivamente para se adequar a um padrão de raça, enquanto outros não. Isso deixou a população moggy sem uma raça ao longo do tempo.

Podemos encontrar determinados moggies em todas as formas e tamanhos, incluindo gatos de olhos pequenos, grandes, verdes, amarelos ou azuis, pelos longos ou curtos e quase todas as cores e padrões de pelagem.

Segundo relatos a domesticação de gatos existe desde 9.000 anos, quando os primeiros agricultores começaram a armazenar grãos, o que atraiu ratos e outros roedores.

Sendo assim, os gatos selvagens foram atraídos pelos roedores e começaram a se aproximar das aldeias humanas.

Os gatos selvagens foram selecionados pelos nativos por suas habilidades de caça e temperamento amigável com o tempo, e assim evoluíram para se tornarem os gatos domesticados que conhecemos hoje.

Gato Malhado tem Pedigree?

8 a
Foto de Charles Leslie por Pixabay

Não, um malhado ou tigrado como muitos costumam dizer, refere-se a um padrão de pelagem. O gato conhecido pelo tipo selvagem é o Mackerel Tabby e se todos os gatos simplesmente se reproduzissem aleatoriamente, essa cor dominaria.

Os bichanos malhados são extremamente comuns e também populares entre gatos de raça pura. Isso inclui as raças American Shorthair, Devon Rex, Cornish Rex, Munchkin, Ocicat, Egyptian Mau até mesmo Sphynx.

Conheça algumas razões que levam as pessoas a adquirir gatos sem pedigree

5 3
Foto de Eszter Miller por Pixabay

Existem muitos motivos que levam as pessoas a ter um pet, com gatos sem pedigree isso não é diferente. Sendo assim, saiba alguns motivos mais comuns para adquirir um gato sem raça definida.

  • Preferência pelo aspecto natural: Algumas pessoas preferem os gatos gato sem raça definida, pois, eles se parecem mais com gatos selvagens, sendo considerados mais naturais.
  • Menor custo: O custo de vida de gatos sem raça é menor raça pura, pois eles não precisam ser comprados de criadores e, portanto, não precisam ser registrados com chips.
  • Aptidão de caça: Algumas pessoas preferem chaninhos sem pedigree pois eles tendem a ser mais habilidosos caçadores, graças a sua herança selvagem.
  • Caráter amigável: Muitas pessoas acreditam que os gatos vira-latas são mais amigáveis e carinhosos do que os gatos de raça pura.
  • Menos propensos a problemas genéticos: Alguns gatos de raça pura podem ter problemas genéticos devido ao cruzamento seletivo, enquanto os gatos sem raça definida tendem a ser menos propensos a esses problemas.
  • Adoção: Certamente um dos motivos mais nobres, visto que, algumas pessoas escolhem adotar um gato sem raça definida, a fim de dar uma nova oportunidade de vida para um animal que precisa de um lar.

Você reparou como um gato é elegante mesmo sendo popularmente um vira-lata? A amabilidade e a classe desses belos animais os acompanham desde os primórdios independentemente de sua genética.

Enfim, adotar um pet torna-se uma possibilidade de fazê-lo muito feliz e não tenha dúvida de que essa felicidade será recompensada com muito amor.

Por Sheila Assis

Sou uma redatora apaixonada por animais, com 11 anos de experiência em produção de material didático. Sou entusiasta de redação e de animais de estimação, o que me permite trazer informações práticas e estar sempre atualizada sobre as tendências sobre pets. Trabalho no Meu Pet Serelepe para produzir artigos informativos, precisos e envolventes para os leitores.