A Galinha Sedosa Do Japão É Perfeita Como Pet! Veja Mais Sobre Ela

publicado
Compartilhe!

Você já se imaginou tendo uma galinha como um bicho de estimação? Muitas pessoas gostam de ter uma penosa como pet, por isso falaremos sobre a Galinha Sedosa Do Japão ou Silkie.

Esses pets ha algum tempo vem ganhando o coração das pessoas devido a sua aparência exótica assim como seu comportamento amável.

Galinha Sedosa com seus pintinhos.
Foto de hansdenis no Adobe Stock

História da Galinha Sedosa

A origem da galinha sedosa vem da Ásia, possivelmente da China, não do Japão. Mas por que galinha sedosa do Japão ou sedosa japonesa? Não há fontes seguras sobre esses frangos receberem esse nome no Brasil, a hipótese provável deve ser a influência da cultura pop nipônica.

O navegador Marco Polo foi o primeiro a relatar sobre essa galinha, no século XIII, quando estava em expedição no continente asiático. Durante o período do Renascimento, o autor Ulisse Aldrovandi também relata sobre galinhas com as mesmas particularidades.

Atualmente encontramos a galinha sedosa em vários países, contudo, o Japão é o país mais há reprodução dessa ave. Essa também pode ser uma boa razão para elas serem chamadas de galinhas sedosas do Japão.

A procura por essas aves é grande para comercialização em feiras online de aves exóticas. O valor das sedosas é consideravelmente mais alto em relação das outras aves exóticas e seus ovos são muito mais caros.

Classificação Científica

Reino: o animal

Sub-reino: Chordata

Classe:  Aves

Família: Phasianidae

Gênero: Gallus

Penas fofinhas

Uma galinha sedosa pode ser mais conhecida por sua plumagem exótica e aparência excepcional, contudo, ela tem mais a oferecer do que belo visual.

A sedosa é uma chocadeira incrível, para a cocózinha não é nenhum incômodo chocar outras ninhadas de ovos de galinha, pato ou ganso.

O temperamento amigável e gentil dos galináceos sedosos os tornam uma ótima escolha para proprietários de galinhas novatos e pais de pets.

6 Curiosidades sobre a Galinha Sedosa Do Japão

Filhotinho de Galinha Sedosa.
Foto de Marius-Laurentiu Butan no Pexels

1. É um polidáctilo, o que significa que tem dedos extras em cada pé.

2. Tem pele preta ou azul escura e ossos pretos.

3. Possui lóbulos próximos aos ouvidos, aparentando ser “orelhas” na cor turquesa brilhante.

4. São consideradas mães extraordinárias, chocam qualquer ovo e criam os filhotes como se fossem seus.

5. Receberam o nome de sedosa por suas plumas serem macias como a seda, além de que eram transportadas nas mesmas embarcações que vinham o tecido do Oriente para o Ocidente.

6. Não empoleiram como outros galináceos.

Aparência da Galinha Sedosa

A característica mais reconhecível da sedosa é sua plumagem fofa, ou seja, macia, delicada, semelhante a uma seda. O corpo fofinho de uma galinha sedosa difere de qualquer outra ave.

A começar pela cabeça que assemelha a um pompom, enquanto seu corpo é um monte de penugem. Diferente de outros frangos, os ossos dos galináceos sedosos são robustos.

Essa raça de galinha, devido a sua beleza e cor da pele, é considerada como um animal de estimação. Na cabeça e nas pernas elas possuem tufos de penas.

As sedosas possuem “orelhas” azuis, que são carinhosamente chamadas de brincos. Sua carne tem cor azul escuro, o que oferece aos brasileiros repugnância, porém, em alguns restaurantes são iguaria de luxo.

No oriente esses frangos são consumidos como quaisquer outros e sua carne é apreciada pela maciez. Alguns chineses acreditam que a carne dos galináceos pretos sedosos tem propriedades medicinais assim como seus ovos.

Comportamento

A galinha sedosa tem um temperamento calmo e dócil e se dá muito bem com animais de outra espécie. De forma geral, são frangos mais silenciosos do que muitas outras raças, tornando-se uma boa escolha para quem tem vizinhos próximos.

Para proprietários de várias galinhas, adicionar sedosas ao galinheiro pode apresentar desafios. O temperamento pacífico das aves pode torná-las vítima de bullying por outros tipos de galinhas.

Fornecer espaço suficiente e locais de descanso pode ajudar, mas deve-se tomar cuidado para garantir que os galináceos sedosos estejam comendo o bastante e não sejam intimidados.

Habitat da Galinha Sedosa

Galinha Sedosa em um galinheiro.
Foto de Rachel Claire no Pexels

Ao contrário da maioria das outras raças de galinhas, a sedosa realmente não se importa em se empoleirar. É muito provável que você encontre esses pássaros empilhados dormindo no chão.

Para oferecer conforto a seus frangos sedosos basta fazer uma plataforma levemente elevada e dar a eles um espaço fora do chão para dormir enquanto permite que se agrupem.

Lembre-se ao construir ou comprar caixas de nidificação, colocá-las perto do chão, isso permite um acesso fácil e com certeza evita acidentes. Vale ressaltar que essas galinhas também não voam, sendo assim, facilite a vida delas.

Cerque seu galinheiro para impedir a entrada predadores, é necessário cobrir a parte superior do cercado para protegê-los de gatos e aves de rapina.

A sedosa é pequena, sendo assim, não precisa de tanto espaço quanto galináceos maiores. Basta pelo menos o espaço de 20 cm para cada ave da criação. Caso você possa oferecer um espaço maior, faça isso para aumentar o conforto de suas galinhas.

Boa Dieta

Geralmente as galinhas sedosas preferem ração moída em vez de grãos inteiros de milho. Os grãos inteiros podem ser um desafio para um frango pequeno comer. Suplemente a dieta regular com frutas e vegetais ralados como cenoura, maçã e restos de comida, desde que não sejam excessivamente gordurosos.

Alimentos muito gordurosos podem prejudicar a delicadeza da plumagem de sua sedosa, em contrapartida, adicionar um pouco de óleo vegetal e farinha de carne algumas vezes por semana pode ajudar a manter um peso de sua galinha e a ficar saudável.

Do mesmo modo que outras aves, a sedosa usa sua moela para ajudar na digestão. É interessante oferecer areia suplementar, isso evita problemas por falta de cálcio. Naturalmente, água fresca e limpa deve estar sempre disponível.

Reprodução e Ciclo de Vida

Grupo de Galinhas Sedosas.
Foto de Yanukit no Adobe Stock

Durante o tempo que a sedosa está chocando, facilmente você pode presenciá-la virando os ovos para garantir que estejam aquecidos uniformemente. Caso veja ela empurrando um ovo para fora do ninho, significa que não deve ser devolvido a ela, portanto, respeite-a. Após 21 dias, os ovos eclodirão.

Os pintinhos absorvem os nutrientes do ovo, dando-lhes um forte começo de vida. Esses nutrientes mantêm os filhotes ativos por até três dias antes que ele precise começar a comer sozinho.

Forneça ração de crescimento para garantir aos pintinhos os nutrientes de que precisam para sustentar seu rápido desenvolvimento, assim você terá frangos saudáveis.

A mãe cuidará de suas outras necessidades, mantendo-os aquecidos e conduzindo-os até a comida e a água. Ter uma lâmpada de calor para fornecer aquecimento suplementar é uma boa maneira de dar aos seus bebês sedosos as melhores chances de sobrevivência.

Enquanto a mãe os coloca sob as asas para fornecer calor, o aquecimento adicional é benéfico para noites frias e galinhas muito jovens. Após a eclosão, ter uma área onde a temperatura seja constante de 30 graus e livre de correntes de ar ajuda a manter os pintinhos saudáveis.

Pintinhos Sedosos

À medida que os bebês crescem, você notará que eles começam a desenvolver suas penas reais. Ao mesmo tempo, você pode acrescentar alguns punhados de grama à área de criação, bem como um recipiente de areia.

No momento em que os frangos sedosos tiverem cerca de cinco semanas, eles poderão manter sua própria temperatura corporal e não precisarão de aquecimento suplementar de sua mãe ou de uma lâmpada de calor.

Com oito semanas, eles estão prontos para passar o tempo ao ar livre, embora precisem de proteção contra predadores.

Com oito semanas, eles têm penas adultas e parecem mais maduros. As galinhas são consideradas sexualmente maduras aos 8 a 10 meses, mas podem levar um ano ou mais antes de começarem a botar.

Assim que começam a postura, a maioria das sedosas produz cerca de três ovos por semana. Nos meses quentes de verão, elas podem parar de produzir totalmente. Os machos atingem a maturidade sexual entre 10 e 12 meses. Quando bem tratados, os galináceos sedosos têm expectativa de vida de 7 a 9 anos.

Você gostaria de ter uma galinha sedosa como pet? Conta para gente nos comentários, ou nos diga se prefere outro tipo de ave.

Por Sheila Assis

Sou uma redatora apaixonada por animais, com 11 anos de experiência em produção de material didático. Sou entusiasta de redação e de animais de estimação, o que me permite trazer informações práticas e estar sempre atualizada sobre as tendências sobre pets. Trabalho no Meu Pet Serelepe para produzir artigos informativos, precisos e envolventes para os leitores.