Furões Domésticos: A Paixão Que Você Está Procurando ─ Não Fique Sozinho!

publicado
Furões Domésticos A paixão que você está procurando ─ Não fique sozinho!
Compartilhe!

O Mustela putorius furo, conhecido como Furão Doméstico, trata-se de um mamífero dócil e amigável, muito brincalhão e cheio de energia. Um ótimo motivo para você não ficar sozinho!

furoes domesticos a paixao que voce esta procurando nao fique sozinho3
Imagem de Michael Sehlmeyer por Pixabay

O Furão Doméstico gosta de brincar e transformará tudo que tiver por perto em brinquedo. Esses pets foram desenvolvidos na Europa e na América do Norte, sendo assim, não encontram-se na natureza de maneira natural.

Acredita-se que os furões podem ter sido domesticados a partir de doninhas europeias. Além disso, há evidências de Furões Domésticos na Europa há mais de 2.500 anos.

Atualmente esses amimais são encontrados em todo o mundo em casas de família cumprindo o cargo de pets.

Na Europa, eles recebem também a função de caçadores domesticados e podem capturar um coelho na toca, assim como outros mamíferos pequenos.

Esses animais, assim como cães e gatos, devem receber vacinas. Ainda mais, em nosso país esses pets devem ser registrados com documentos exigidos pelo Ibama e também microchipados.

Características do Furão Doméstico

furoes domesticos a paixao que voce esta procurando nao fique sozinho4
Imagem de Trysteen por Pixabay

Nossos queridos amiguinhos atingem o tamanho adulto com um ano. Os Furões machos podem pesar de 400g a 3kg, os castrados geralmente pesam menos que os espécimes inalterados. Esse nosso bichinho tem um corpo longo e esguio.

As fêmeas pesam um pouco menos variando de 300g a 2kg, elas têm entre 33 a 35,5 cm de comprimento e os machos têm 38 a 40,6 cm de comprimento. A cauda desse bichinho pode apresentar comprimento de 7,6 a 10 cm.

Os Furões Domésticos têm grandes dentes caninos e 34 dentes no total. São cinco garrinhas não retráteis em cada patinha.

Apresentam uma grande diversidade de cores e padrões. As cores de pelos comuns são: acinzentados, marrons, pretos, albinos, canela e chocolate.

Exemplos de padrões: siamês ou pontiagudo, panda, texugos e blazes. Os Furões Domésticos se assemelham muito a seus ancestrais selvagens, as doninhas europeias (Mustela Putorius).

Cuidados básicos

furoes domesticos a paixao que voce esta procurando nao fique sozinho1
Imagem de Daniel Steinke por Pixabay

Primeiramente, deve se manter uma boa limpeza com o espaço, higienizando os comedouros e bebedouros para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

Estes pets são animais que demandam muita atenção e carinho. Eles necessitam de brincadeiras diárias e muitos brinquedos para distraí-los em seu recinto, evitando assim problemas de estresse e depressão.

 A partir dessa perspectiva, recomendamos que pense bem antes de adquirir essa mascote. No que diz respeito de dinheiro para a manutenção de cuidados, não é problema, visto que um Furão Doméstico é um pet consideravelmente caro.

Sendo assim, você deve ter a disponibilidade de tempo e paciência para atender as necessidades emocionais desse fascinante bichinho.

Obviamente, como todo animal de estimação, é muito importante que haja acompanhamento veterinário, para garantir a saúde e o bem-estar de seu furão.

Tempo de vida

Os Furões Domésticos como qualquer outro bichinho de estimação dificilmente sobrevivem por muito tempo na natureza. Por isso salientamos mais uma vez que seja responsável antes de adquirir este pet.

Como animais de estimação, os Furões Domésticos podem viver de 6 a 10 anos, contudo, há relatos de até 12 anos. Existem algumas complicações e distúrbios que podem encurtar a vida dos furões caso seu tutor não procure um tratamento adequado.

Hábitos alimentares

Os Furões Domésticos são carnívoros naturais, devendo ser ofertado ração de qualidade que atenda suas necessidades nutricionais. Há outras opções saudáveis de alimentação complementar, mas, não dispensam o consumo de ração.

A alimentação para nossos amigos deve conter taurina e ser composta por no mínimo 20% de gordura e 34% de proteína animal.

A maioria dos Furões Domésticos consomem ração manufaturada. Eles também podem consumir carne crua apta para alimentação humana, mas isso por si só não é suficiente.

Se estivessem na natureza, obteriam nutrientes comendo todas as partes de sua presa, como fígado, coração e outros órgãos.

Alguns veterinários recomendam determinadas quantidades de fígado, coração e ovos. Às vezes, Furões Domésticos devem receber suplementos (como vitaminas) para compensar as necessidades nutricionais que os alimentos comerciais não atendem.

Curiosidades sobre o Furão Doméstico

Furão dormindo
Imagem de ursulacatenazzi0 por Pixabay

Uma curiosidade expressiva sobre o Furão, trata-se a respeito de seu metabolismo. Na verdade, o metabolismo deste pet é muito alto e a comida passará pelo trato digestivo em 3 a 5 horas.

Portanto, um Furão Doméstico precisará comer cerca de 10 vezes por dia.

Esse bichinho também tem impressão olfativa. Desse modo, o que quer que seja oferecido a eles nos primeiros 6 meses de vida é o que reconhecerão como alimento no futuro.

Tratando-se de estado de conservação, os furões domésticos não estão listados em nenhuma classificação de conservação, afinal suas populações estão longe de ser baixas.

Por outro lado, os furões domésticos são usados nos esforços para aumentar as populações de espécies ameaçadas de extinção, como o Furão De Patas Negras.

Os pesquisadores fizeram transferência não cirúrgica de embriões em Furões Domésticos. Este procedimento resultou em filhotes vivos com os Furões Domésticos.

O resultado dessa pesquisa é significativo, por despertar a esperança de adaptar a pesquisa para ser feita também em benefícios dos Furões de Patas Negras.

Por Sheila Assis

Sou uma redatora apaixonada por animais, com 11 anos de experiência em produção de material didático. Sou entusiasta de redação e de animais de estimação, o que me permite trazer informações práticas e estar sempre atualizada sobre as tendências sobre pets. Trabalho no Meu Pet Serelepe para produzir artigos informativos, precisos e envolventes para os leitores.