Gigantes Da Natureza: Veja Curiosidades Fascinantes Sobre Os Elefantes

publicado
Compartilhe!

Os elefantes são mamíferos terrestres que pertencem à família Elephantidae, sendo conhecidos por sua inteligência, tamanho impressionante e comportamento social complexo.

Estes pesos pesados terrestres da natureza têm altura média de 2,5 a 3 metros, pesando entre 5 a 6 toneladas.

Elefantes: grande mamífero jogando terra em seu corpo.
Foto de Kikatani por Pixabay

Onde podemos encontrar elefantes na natureza?

Em seus habitats naturais, os elefantes são encontrados na África e na Ásia.

Na África, podemos encontrar estes grandes em quase todos os países subsaarianos, desde a África do Sul até o norte do continente.

As maiores populações de elefantes africanos estão presentes em países como Botsuana, Tanzânia, Quênia, Zimbábue e Namíbia.

Na Ásia encontramos elegantes em vária regiões, incluindo a Índia, Sri Lanka, Tailândia, Vietnã, Laos, Camboja, Indonésia e Malásia. A espécie de elefante asiático é menor que a africana, tendo uma aparência diferente, com orelhas menores e mais redondas.

Em geral, esses grandes mamíferos precisam de habitat com água, alimentação abundante e espaço suficientes para se moverem e interagirem socialmente.

Infelizmente, a destruição do habitat e a caça furtiva levam a uma redução significativa das populações de elefantes em todo o mundo.

Curiosidades sobre os mamíferos gigantes da natureza

Por serem animais tão espetaculares na natureza, os elefantes despertam muitas curiosidades nas pessoas, sendo assim fizemos algumas seleções interessantes sobre nossos amigões:

1. Animais sociais

Os elefantes são animais sociais e vivem em grupos liderados por uma matriarca. As fêmeas geralmente permanecem com o mesmo grupo por toda a vida, enquanto os machos se afastam quando atingem a puberdade.

2. QI elevado

Esses gigantes são animais inteligentes e conseguem aprender, lembrar e até mesmo usar ferramentas. Eles também são capazes de se comunicar entre si via uma série de sons e gestos.

A memória de dos elefantes é excepcional, visto que facilmente pode se lembrar de onde ficam as regiões áridas, com água e alimentos. Isto não apenas por dias, mas sim por décadas.

Não é à toa que estes grandes mamíferos têm uma excelente memória, os elefantes têm o cérebro mais pesado de qualquer animal terrestre.

Um cérebro de um indivíduo adulto pesa cerca de 5 kg, o que sendo cerca de 3 vezes mais pesado do que de um humano.

3. Empatia e compaixão

A empatia e compaixão tornou esses paquidermes conhecidos em todo o mundo. Em situações específicas foi possível, ambientalistas presenciar membros da manada consolando outros elefantes que estão passando por dificuldades e até mesmo confortando outras espécies, como animais domésticos, a exemplo dos cães.

Em momentos de dificuldades estes solidários animais, têm raciocínios lógicos surpreendentes para auxiliar mutualmente no manuseio de ferramentas como troncos ou pedras.

4. Comilões seletos

Por serem herbívoros os grandalhões conseguem comer até 300 quilos de comida por dia. Eles consomem uma variedade de plantas, incluindo grama, frutas e folhas.

A tromba do elefante é um órgão altamente especializado usado para respirar, cheirar, comer, tocar e comunicar.

Ao contrário de que muitas pessoas pensam, os elefantes não bebem água pela tromba, mas sim tem o auxílio dela para esta função.

Atromba do elefante tem mais de 100.000 músculos, utilizada com extrema precisão em seu cotidiano.

5. Expectativa de vida

Os elefantes têm uma vive em média de 60 a 70 anos e atingem a maturidade sexual entre os 12 e os 14 anos. As fêmeas geralmente dão à luz um único filhote a cada dois a quatro anos.

Os graciosos elefantinhos foram carinhosamente pelidados de “bezerros” pelos nativos. Os bebês geralmente pesam 120 kg e conseguem andar quase imediatamente após o nascimento.

6. Animais práticos da natureza

Os elefantes são excelentes nadadores e podem atravessar rios profundos usando suas trombas como “snorkels”. Eles também caminham até 50 km por dia em busca de alimentos e água.

O instinto desses animais lhes revela o quanto devem andar por dia fazendo pausas estratégicas garantindo o próprio bem-estar, ou seja, estes animais reconhecem seus limites.

7. Ameaça aos elefantes

O marfim é um dos produtos mais valiosos obtidos pelo homem a partir de elefantes. Infelizmente, a caça furtiva desses gigantes está ameaçando a espécie, isto reduziu severamente a população de elephantidae nas últimas décadas.

8. Influência sobre culturas nativas

Os elefantes são animais muito importantes em muitas culturas. Portanto, eles são reverenciados como símbolos de sabedoria, força e longevidade em muitas partes do mundo.

Ao longo da história da humanidade estes animais foram domesticados considerando sua inteligência e senso de lealdade inabalável.

Durante o progresso da história, soldados usaram os elefantes na guerra em muitas ocasiões. Sendo assim, existem muitas maneiras de se relacionar com eles.

Os elefantes podem ser domados para servirem como animais de carga, e também ser usados como pets em determinados países. Além disso, muitos desses pesos pesados se tornaram objetos de espetáculos circenses, treinados para realizar truques complexos.

Nossos amigos grandalhões também são responsáveis por transporte em algumas áreas remotas dos continentes africano e asiático, sendo assim estes valorosos animais movem a economia esquecidos por seus governos.

Por serem animais sensíveis, os elefantes podem ser treinados para realizar tarefas como ajudar pessoas com deficiência, auxiliar em assistência humanitária e outras atividades úteis.

Formas de conservação

Os elefantes são animais incríveis e absolutamente importantes para o ecossistema. Além disso, proteger esses magníficos animais, é uma obrigação tanto governamental, quanto privada para garantir a sobrevivência das espécies no futuro.

A conservação de nossos grandes amigos é essencial para a manutenção da biodiversidade, pois, a perda desses animais afetaria o equilíbrio ecológico.

Os grandalhões são importantes para a dispersão de sementes, sendo considerados os “engenheiros” dos ecossistemas.

Eles também são importantes para a economia local ao atraírem turistas que desejam ver esses animais em seu habitat. Portanto, é fundamental que esforcemos para preservar esses animais.

Para garantir a conservação dos elefantes, as atividades humanas devem ser controladas e monitoradas adequadamente.

Por exemplo, é primordial deter a caça ilegal por ser uma ameaça significativa para a espécie.

Além disso, as comunidades locais devem ser incentivadas a trabalhar para preservar os elefantes, visto que eles podem desempenhar um papel enorme na proteção dos animais de modo geral.

Por Sheila Assis

Sou uma redatora apaixonada por animais, com 11 anos de experiência em produção de material didático. Sou entusiasta de redação e de animais de estimação, o que me permite trazer informações práticas e estar sempre atualizada sobre as tendências sobre pets. Trabalho no Meu Pet Serelepe para produzir artigos informativos, precisos e envolventes para os leitores.