5 Coisas Que Incomodam Seu Pet E Que Podem Custar Caro

publicado
Compartilhe!

Ter um animalzinho de estimação muitas vezes é a melhor decisão tomada durante a vida, porém, existem alguns cuidados com seu pet que certamente você negligencia e isso custa caro para seu bolso.

Sem perceber, algumas das atitudes que você toma podem causar sérios problemas de saúde a seu querido amigo.

Não se preocupe, a seguir informaremos alguns comportamentos de tutores que causam mal à saúde dos animais de estimação, assim você terá a oportunidade de garantir uma vida longa e feliz para seu pet.

77
Foto de Equipe Freepik no Freepik

1. Fumar

Existem várias razões pelas quais não se deve fumar perto de animais de estimação, sejam cães, gatos ou pets silvestres.

Fumar causa danos aos pulmões dos animais assim como ocorre em humanos. A exposição a fumaça do cigarro tem sido associada a um aumento no risco de câncer em pets.

Poucas pessoas acreditam, mas os animais que respiram o fumo têm maior probabilidade de desenvolver doenças respiratórias, como bronquite e asma.

O fumo também afeta o ambiente local, afinal as toxinas presentes no cigarro podem ser absorvidas pelas paredes e tecidos das casas, tornando-se perigosas para os animais e também para as pessoas que vivem no recinto.

Os animais que ingerem restos de cigarro ou cinzas também podem ficar doentes a médio ou longo e na pior das hipóteses evoluem para óbito.

Os cuidados com seu pet não se resumem em alimentá-los e dar carinho. Portanto, devemos estar cientes de que precisamos mudar hábitos que podem ser nocivos à nossa saúde, assim como a deles.

2. Fragrâncias incomodam animais de estimação

Os animais em muitos casos naturalmente têm um olfato muito mais desenvolvido do que os humanos, o que permite que eles detectem odores com maior sensibilidade e precisão.

Com pets mais comuns como cães e gatos isso não é difere, o uso excessivo de perfumes ou fragrâncias fortes pode causar irritação nos olhos, focinhos e garganta dos animais.

Excesso de perfume incomoda os pets e pode causar estresse. Eles podem apresentar sinais de desconforto, como espirros, coriza, coceira, tosse e dificuldades para respirar.

Alguns perfumes e produtos de cuidado pessoal contêm substâncias químicas que podem ser tóxicas para os animais, portanto, o uso de fragrâncias suaves e naturais é recomendado em ambientes fechados ou próximos aos pets.

Devemos lembrar que os animais têm preferências olfativas diferentes das nossas, e o uso excessivo de perfumes pode ser desagradável para eles.

3. Passeios em dias escaldantes

Passear com seu animal de estimação é uma ótima maneira de mantê-lo ativo, no entanto, é importante ter cuidado no passeio com sua mascote em dias quentes.

A exposição excessiva ao calor pode ser perigosa, sendo assim, citaremos alguns cuidados com seu pet para evitar problemas em dias quentes:

Hipertermia: Cães e gatos têm dificuldade em regular a temperatura corporal em climas quentes, o que pode levar a uma condição chamada hipertermia.

A hipertermia ocorre quando a temperatura corporal do animal fica muito alta podendo causar danos permanentes aos órgãos, convulsões e até a morte.

Queimaduras nas patas: O asfalto quente pode queimar as patas do seu animal de estimação. O calor excessivo do solo pode causar bolhas, cortes e lesões nas almofadas das patas, causando dor e desconforto para a seu amigo e consequentemente lhe ocasionando despesas veterinárias.

Desidratação: A desidratação é muito comum em pets em dias quentes. Isto acontece porque os animais perdem água mais rapidamente do que os humanos.

Por isso é obrigação do tutor garantir que seus bichinhos tenham água fresca e acesso à sombra quando estiverem ao ar livre. A falta de água pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo insolação e falência de órgãos.

Exposição ao sol: Animais de pele clara ou com pouco pelo são particularmente suscetíveis as queimaduras solares. A exposição prolongada ao sol pode levar a uma série de problemas, incluindo dor, descamação, sangramento e até mesmo câncer de pele.

Agravamento de condições de saúde preexistentes: Animais com problemas respiratórios, cardíacos ou outras condições clínicas podem ter mais dificuldade em lidar com o calor e o esforço físico.

Monitorar o comportamento do seu animal de estimação em dias quentes e evitar passeios prolongados durante os períodos de mais calor do dia, evita muitas complicações.

4. retirada de garras

A remoção das garras de cães e gatos é considerada desnecessária e cruel por muitos veterinários e organizações de bem-estar animal.

Esse tipo de procedimento pode causar dor, desconforto e possíveis complicações como infecções e dificuldade em andar. Além disso, as garras são uma parte importante da anatomia do animal, pois, permitem que eles se defendam, se agarrando diferentes superfícies e se exercitem. A remoção das garras pode interferir nas habilidades naturais do pet, diminuindo sua qualidade de vida.

5. Adereços indesejáveis

Muitos animais de estimação podem se sentir desconfortáveis ou até mesmo estressados quando seus donos colocam adereços em sua pelagem. Abaixo estão alguns motivos pelos quais os animais de estimação podem não gostar de usar adereços:

Os adereços podem causar uma sensação estranha na pele ou na pelagem do animal, que pode ser desconfortável ou irritante.

Geralmente seu amigo tenta remover o adereço com as patas ou morder a área afetada para se livrar do incômodo, arriscando se machucar.

Alguns adereços podem restringir a liberdade de movimento do seu pet e dificultar suas atividades cotidianas, como caminhar, correr ou se limpar. Algo assim pode levar o animal a se sentir inquieto ou estressado.

Alguns animais de estimação podem ter medo de adereços, especialmente aqueles que produzem ruídos altos ou apresentam movimentos imprevisíveis. Isso levar seu amiguinho a ficar ansioso ou agitado e tentar fugir do adereço.

Mesmo que você ache bonito ver seu pet enfeitado, alguns acessórios não se encaixa bem nos cuidados com seu pet. Os enfeites podem ser perigosos para a saúde do animal de estimação. Ocasionalmente alguns animais podem tentar engolir o adereço provocando obstrução intestinal.

Ofereça atenção e brinquedos a seu pet, isso, sim, o fará feliz. Conheça ótimos produtos na Amazon.

Medidas simples e viáveis

Se analisarmos bem nossas atitudes diárias com nosso pet, percebemos que podemos economizar muito com medidas simples. Muitas vezes basta apenas deixar velhos hábitos de lado para garantir bons cuidados com seu pet.

É primordial considerar o bem-estar do seu animal de estimação durante suas escolhas cotidianas, uma vez que assumiu a responsabilidade de cuidar dele. Esses pequenos detalhes definem o tipo de tutor que você é. Isso também é uma escolha sua, portanto, reflita bem e embarque na classe dos melhores pais bichológicos.

Por Sheila Assis

Sou uma redatora apaixonada por animais, com 11 anos de experiência em produção de material didático. Sou entusiasta de redação e de animais de estimação, o que me permite trazer informações práticas e estar sempre atualizada sobre as tendências sobre pets. Trabalho no Meu Pet Serelepe para produzir artigos informativos, precisos e envolventes para os leitores.