Passear com cachorro te faz caminhar, que é uma atividade física fácil, extremamente acessível e eficaz que faz bem para a saúde e melhora o bem-estar tanto seu quanto do seu pet.
Podemos listar diversos benefícios da prática dessa atividade, mas sem dúvida um ponto muito importante é poder caminhar ao lado de um dos seus maiores companheiros: seu amiguinho de quatro patas!
A atividade de caminhar com o seu cãozinho é um procedimento simples, mesmo assim requer atenção a alguns pontos importantes para a prática ser segura e para que a experiência do seu pet torne-se sempre a melhor possível. Aqui estão algumas dicas para passear com o amigo peludo:
1. Cuidados básicos para passear com cachorro
Certifique-se de que o cão esteja devidamente treinado e possa andar ao seu lado sem puxar a coleira. Isso é importante para garantir a segurança do cachorro e de outras pessoas durante o passeio. Nunca puxe a guia ou coleira com força.
Trancos no corpo do bichinho, principalmente no pescoço, podem causar pequenos ferimentos internos, gerar problemas posteriormente. Portanto, leve a sério esta dica!
2. Coleira e guia quando for caminhar com seu cão
Coleira e guia são acessórios indispensáveis para o passeio de um cão. Existem pessoas que afirmam que seus pets são bem treinados e não precisam desses acessórios, porém, estão assumindo um grande risco. Afinal, cães podem ser animais imprevisíveis como quaisquer outros.
Durante o passeio podem se assustar e correr para frente de um veículo, além disso, podem por algum motivo desconhecido estar com o humor alterado e atacar pessoas e outros animais.
Esteja certo que também é uma boa ideia levar uma identificação com o seu nome e o número de telefone, caso o cachorro se perca durante o passeio.
Alguns são fujões por natureza e, além do transtorno que isso pode causar, perdê-los sempre gera tristeza.
3. Hidratação
Mantenha o cachorro hidratado durante o passeio, especialmente em dias quentes. Leve uma garrafa de água e uma tigela para o cachorro beber. Dependendo da idade de seu cão, faça intervalos durante o passeio para dar água e descansar.
Conforme do clima aconselhamos alternar os horários ou adiar o passeio, o bem-estar de seu pet deve vir em primeiro lugar.
4. Temperatura do chão
Cuidado com a temperatura do chão! O asfalto pode atingir temperaturas absurdamente altas e mesmo que vocês fiquem o tempo todo na calçada, as patinhas do bichinho podem queimar.
Verifique se a temperatura está boa e que não há riscos de comprometer a integridade física do cãozinho. Existem sapatilhas para cães, porém, o uso desses acessórios ainda é questionado a respeito de conforto e funcionalidade conforme o modo que serão utilizadas.
5. Empatia com o próximo
Não deixe as fezes do bichinho pelo caminho. Sim, infelizmente a maioria das pessoas não se preocupa com isso, inclusive existem aqueles que propositalmente soltam os cães na rua para poderem fazer suas necessidades fisiológicas.
Lembre-se do quão é desagradável enfiar o seu pé num monte de caca deixado por um peludinho de quatro patas.
Leve uma sacolinha e uma pazinha própria para essa finalidade e descarte o material em local adequado. Existem saquinhos próprios para isso e você pode encontrá-los em lojas de produtos para pets.
6. Passeio seguro ao caminhar
Certifique-se de que o cachorro esteja protegido contra ectoparasitas, como pulgas e carrapatos. Isso pode ser realizado por medicamentos preventivos ou tratamentos de banho. Não leve o bichinho para passear sem estar devidamente vacinado. Na rua ou outros lugares públicos ele ficará mais exposto e correrá mais risco de entrar em contato com doenças.
7. Bom relacionamento com a vizinhança
Mantenha o seu doguinho longe de pessoas e animais que não queiram interagir. Nunca se imponha com seu cachorro de maneira desafiadora a outras pessoas e animais, pois você nem sempre você sabe com que está lidando.
Existem pessoas que podem fazer mal a seu cão para atingi-lo, além disso, existe gente vingativa para o caso de seu pet ter feito algo contra o dele.
Política de boa vizinhança garantem relacionamentos civilizados e o bem-estar de todos, por isso sejamos amigáveis entre nós.
8. Diretrizes para Pets
Se você estiver passeando com o cachorro em um parque ou área pública, respeite as regras e os limites estabelecidos para os cães.
Alguns parques podem ter restrições em relação ao tamanho ou tipo de cachorro permitido, ou podem exigir que os pets estejam em uma guia curta ou até mesmo utilizando focinheira.
Conhecimento nunca é demais, estar ciente das diretrizes de lugares públicos é fundamental para evitar aborrecimentos e constrangimentos.
9. Pausas regulares
Faça pausas regulares durante o passeio para permitir que o cachorro descanse e beba água. Isso é especialmente importante em dias quentes ou em passeios mais longos. Como dissemos antes, você também deve considerar a idade de seu cão.
10. Conheça os limites de seu cão ao caminhar
Se o cachorro estiver cansado ou se sentir desconfortável durante o passeio, volte para casa. É importante respeitar os limites do bichinho e garantir que ele esteja se sentindo bem durante a caminhada.
Passear com seu pet é uma prática importante, pois além de cuidar da saúde dele e da sua, proporciona momentos alegres que estreitam ainda mais os laços entre vocês.
Aproveite para curtir a natureza e se divertir com seu pet. Durante o passeio com cachorro, incentive o seu amigo a se exercitar e aproveitar o contato com outros animais.
Além disso, como dica bônus, é necessário ter cuidado para que ele não entre em contato com substâncias tóxicas, para evitar que ele adoeça.
Uma boa caminhada com nosso pet pode ser um hábito revigorante e fortalece o nosso vínculo, sendo assim, o tédio sempre estará afastado de nossas vidas. Sempre tenha cuidado quando for passear com cachorro e divirta-se com seu bichinho.