Descobrindo As Raças De Cachorro Que Vivem Por Mais Tempo

publicado
Compartilhe!

Quando amamos muito nossos pets, sempre vem uma pontada de aflição ao pensar que um dia não os teremos mais, sendo assim pesquisamos as raças de cachorro que vivem por mais tempo.

Raças de cachorro que vivem por mais tempo
Foto de Prostooleh por Freepik

Se você está pensando em adotar um novo membro para sua família e deseja que ele seja seu companheiro por muitos anos, deve considerar raças conhecidas por sua longevidade.

Portanto, vamos apresentar algumas raças excepcionais que podem alegrar sua vida por mais tempo.

1. Chihuahua

O Chihuahua é uma raça de cachorro de pequeno porte natural do México. Apesar de seu tamanho diminuto, esse nanico tornou-se conhecidos por sua longevidade.

Surpreendentemente o pequenino está entre as raças de cachorro que vivem por mais tempo em primeiro lugar.

O pequeno vive em média por até 18 anos, e alguns casos excepcionais registraram cães da raça Chihuahua que ultrapassaram os 20 anos.

Sua personalidade vibrante e leal faz deles uma excelente escolha para famílias que procuram um companheiro duradouro.

Afinal quando os amamos muitos queremos que sua existência seja eterna mesmo que impossível.

2. Yorkshire Terrier

O Yorkshire Terrier é uma raça adorável e elegante que também é reconhecida por sua longevidade.

Com os cuidados adequados, esses cães podem viver entre 14 e 16 anos. Trata-se de um tempo relevante para criar um laço de amizade sólido.

Esses cãezinhos inteligentes e enérgicos são ótimos para pessoas com um estilo de vida ativo, pois, adoram se exercitar e explorar o mundo ao seu redor.

Se você busca uma companhia fiel e duradoura, o Yorkshire Terrier pode ser a opção perfeita para você.

3. Dachshund

O Dachshund, popularmente conhecido como “salsicha”, é uma raça de cão de origem alemã.

Tornou-se famoso por seu corpo alongado e pelagem excepcional. Os cães da raça têm uma expectativa de vida de 12 a 16 anos, podendo ultrapassar essa marca em casos excepcionais.

Apesar de seu tamanho compacto, os Dachshunds são valentes e cheios de energia, servindo perfeitamente como cão de guarda.

Caso esteja procurando um cãozinho corajoso e amoroso para compartilhar sua vida por muitos anos, essa raça é uma excelente opção.

4. Beagle

O Beagle é uma raça de cachorro de porte médio que tem uma personalidade adorável e sendo conhecido por sua longevidade.

Com uma expectativa de vida média de 12 a 15 anos, esses cães trazem alegria e diversão para qualquer lar.

Seu temperamento amigável e curioso faz desse amável cachorro um ótimo animal de estimação para famílias com crianças.

Além disso, o Beagle é uma raça inteligente e se adapta bem a diferentes ambientes, tornando-se um companheiro versátil que nunca permitirá que sua vida seja monótona.

5. Lhasa Apso

O Lhasa Apso é uma raça de cão pertencente ao Tibete. Com pelagem longa e exuberante, esses cães são conhecidos por sua beleza também por pertencer às raças de cachorro que vivem por mais tempo.

Eles podem viver entre 12 a 15 anos com tendo cuidados apropriados. Os Lhasa Apsos são cães inteligentes, leais e afetuosos, tornando-se excelentes companheiros para pessoas de todas as idades.

Portanto, se você procura um cão com essas características o Lhasa Apso irá ocupar um grande espeço em seu coração lhe proporcionando muito amor.

6. Vira-lata

Os Cachorros vira-latas, também conhecidos como SRD (Sem Raça Definida) ou cães de rua, geralmente têm uma média de vida similar às raças de porte médio.

Geralmente, eles podem viver entre 10 e 15 anos, mas há casos em que vira-latas saudáveis e bem cuidados alcançam até 18 anos.

Portanto, isso comprova que para ter um amigo por muito tempo não precisa ser necessariamente um cão de raça.

A ausência de características genéticas específicas pode contribuir para a sua longevidade, pois, eles são menos propensos a herdar problemas de saúde associados a raças particulares.

Além disso, a adoção de hábitos saudáveis, alimentação adequada, exercícios regulares e visitas veterinárias periódicas colaboram para aumentar a expectativa de vida desses cães adoráveis.

Cães mais velhos do mundo

Durante a existência da humanidade os cachorros vêm acompanhando fielmente o processo evolutivo.

Sendo assim, alguns cães se destacaram por seus feitos e outro por simplesmente sua longevidade.

1. Bluey foi um cão da raça Pastor Australiano que detém o recorde do Guinness de cão mais velho já registrado.

Ele viveu impressionantes 29 anos e 5 meses, de 1910 a 1939, mantendo o recorde de cão que viveu mais por 80 anos.

Bluey foi criado em uma fazenda na Austrália e provavelmente que sua longevidade tenha sido atribuída a uma combinação de genética favorável, estilo de vida ativo e dieta adequada.

2. Maggie, uma Kelpie australiana, é considerada a segunda cadela mais velha registrada.

Ela viveu por incríveis 30 anos de 1986 a 2016. Porém Maggie, não tem sua classificação oficializada no livro dos recodes, considerando que há apenas relatos do dono da cadela e conhecidos.

3. Bramble, uma Border Collie do Reino Unido, detinha o recorde anterior de cão mais velho registrado pelo Guinness.

Ela viveu até os notáveis 25 anos e 89 dias. Bramble era alimentada com uma dieta vegana balanceada, o que pode ter sido um fator para sua longevidade, com uma vida ativa e saudável.

Geralmente, a longevidade excepcional desses cães pode ser atribuída a uma combinação de fatores, incluindo genética favorável e cuidados veterinários adequados.

Além disso, outros fatores muito validos trata-se da dieta saudável, exercícios regulares, estímulo mental, amor e cuidado constantes de seus tutores.

Esses exemplos mostram que a adoção de um estilo de vida saudável pode influenciar positivamente a expectativa de vida de nossos amigos caninos.

Sendo assim, quaisquer esforços que façamos para lhe proporcionar uma vida saudável a nossos pets é algo valioso para que eles possam viver por mais tempo.

Por Sheila Assis

Sou uma redatora apaixonada por animais, com 11 anos de experiência em produção de material didático. Sou entusiasta de redação e de animais de estimação, o que me permite trazer informações práticas e estar sempre atualizada sobre as tendências sobre pets. Trabalho no Meu Pet Serelepe para produzir artigos informativos, precisos e envolventes para os leitores.