O gato da sorte possui uma história interessante. A adoração por gatos no Japão tem raízes antigas e é parte da cultura japonesa há séculos. Ademais, os felinos eram considerados sagrados no antigo Egito e foram levados para o Japão pelos missionários budistas no século VII.
Sendo assim, os gatos eram valorizados no Japão por sua habilidade de caçar ratos e outros roedores que podiam danificar os arrozais e os armazéns de grãos.
Associados a divindades os gatos tornaram-se adorados em templos budistas. A lenda japonesa também conta a história de um gato chamado Maneki Neko, considerado um símbolo de boa sorte e prosperidade.
Até hoje, é comum ver estátuas de Maneki Neko em lojas e estabelecimentos comerciais no Japão.
Com o passar dos séculos, os gatos continuaram a ser valorizados no Japão por sua beleza, bem como personalidade e habilidades de caça.
Hoje em dia, os gatos são um tipo de animal de estimação muito popular no Japão e são muito bem cuidados pelos seus donos.
Maneki Neko
Maneki Neko (literalmente “gato que acena”), trata-se de uma lenda japonesa referente a uma estátua de gato. Se tornou um símbolo de boa sorte e prosperidade.
Contudo, a lenda diz que um gato chamado Tama salvou a vida de um samurai chamado Ii Naotaka.
Ao acenar para ele, o bichano evitou que fosse atingido por um raio. Em contrapartida, o gato pertencia ao abade do templo Gōtoku-ji.
Grato ao gato por lhe salvar a vida, o samurai governante daquelas terras, fez dele um defensor do templo, oferecendo-lhe tesouros além de prestigiá-lo.
A partir então, o gato Tama tornou-se venerado no seu próprio santuário.
As estátuas de Maneki Neko são muito populares no Japão e em outros lugares do mundo. Sendo geralmente feitas de cerâmica ou bronze e têm uma aparência semelhante a um gato sentado, com a pata esquerda levantada como se estivesse acenando.
As estátuas de Maneki Neko, o gato da sorte, são vistas em lojas, estabelecimentos comerciais e residências no Japão, além disso, também são encontradas em outros lugares do mundo.
São consideradas símbolos de boa sorte e são frequentemente oferecidas como presentes para amigos e familiares.
Mais um pouco de tradição
Perto de Asakusa, em Tóquio, a tradição fala do Maru-shime no Neko do Santuário de Imado, uma variante do felino que acena e que está sentado de lado com a cabeça virada para frente.
No ano de 1852, uma senhora de idade avançada que vivia na cidade de Imado, estava completamente sem recursos e já não conseguia sequer alimentar o seu gato de estimação, portanto, foi forçada a abandoná-lo.
Triste com sua ação, na mesma noite a senhora teve um sonho que lhe dizia: “Se fizer bonecos à minha imagem, trago-lhe boa sorte”.
Assim, seguindo as instruções do felino, a idosa fez estatuetas em cerâmica Imado-yaki e foi vendê-las nos portões de um santuário.
Entre as lendas contadas sobre o gato Maneki Neko, uma diz respeito a uma mulher que estava prestes a ser picada por uma cobra e seu gato a salvou tornando-se o sacrifício.
Enquanto que há outro relato, conta a história de um homem que estava quase falindo nos seus negócios.
Ciente do desespero de seu dono, o gato começou a convidar pessoas a entrar no comércio, assim atraindo sorte e prosperidade.
A presença dos gatos na cultura japonesa é tão acentuada que existem relatos sobre escolas budistas acreditarem que os gatos eram iluminados, sendo assim, quando um ser humano falecia, ele voltaria em forma de gato.
Em uma lenda, também muito conhecida, a do Bakeneko, um ser místico, capaz de se transformar em qualquer coisa, inclusive em humanos.
Assim, ele possuía inúmeros poderes especiais o que deu a literatura e artes cênicas muitas inspirações. Por exemplo, podemos mencionar a personagem Yoruichi Shihōin do anime Bleach.
Existem festivais no Japão venerando os gatos em agosto e outubro.
Festival Ghost Cat
O Ghost Cat Festival (em japonês: “Bakeneko Matsuri”) é um festival anual que celebra os gatos chamados bakeneko, que são gatos fantasma na lenda japonesa. Desse modo, o festival acontece no dia 13 de agosto em Kishiwada, na província de Osaka, no Japão.
O Ghost Cat Festival surgiu no século XVIII como uma forma de proteger a cidade de Kishiwada de invasores estrangeiros.
Segundo a lenda, os gatos bakeneko eram capazes de se transformar em humanos e proteger a cidade de inimigos.
O festival inclui uma série de eventos e atividades temáticas relacionadas aos gatos, como desfiles de gatos vestidos trajes tradicionais ou fantasias, oficinas de arte e apresentações musicais. Sendo assim, o Ghost Cat Festival é muito popular entre os habitantes de Kishiwada e é um evento anual muito aguardado.
Para os estrangeiros é experiência inesquecível de celebrar a cultura da personalidade dos gatos e aprender mais sobre a história dos bichanos no Japão.
Neko no Hi – Nyan Nyan Nyan
Neko no Hi – Nyan Nyan Nyan! Trata-se de um festival anual que selebra a existência dos gatos comemorado no dia 2 de agosto no Japão.
O festival é também conhecido como o Dia dos Gatos ou o Festival Nyan Nyan Nyan! É uma oportunidade para os japoneses mostrarem seu amor pelos felinos e comemorarem sua presença na vida cotidiana.
O Festival Neko no Hi – Nyan Nyan Nyan! acontece em várias regiões do Japão, incluindo Tóquio, Osaka, Nagoya e outras cidades.
O festival é muito popular no Japão e atrai visitantes de todo o país e até estrangeiros. Os eventos ocorre em parques em parques públicos, e também em locais privados, como pet shops ou museus de gatos.
Comemora-se o Festival Neko no Hi de várias maneiras, incluindo a realização de desfiles de gatos, exposições de arte e exibições de gatos de raça.
Alguns eventos também incluem oficinas de arte e apresentações musicais. Esse festival é muito popular entre os pais de pets gatos no Japão e, além disso, é uma oportunidade única de celebrar a beleza e a personalidade dos gatinhos e aprender mais sobre a história e a cultura dos gatos no Japão.
Se você tem o interesse de participar do Festival Neko no Hi, verifique os eventos programados no país e se informar sobre os detalhes do planejamento e as atividades que estarão disponíveis.
Muitos eventos são gratuitos e abertos ao público, enquanto outros podem exigir ingresso ou reserva prévia.
Festival Bakeneko
O Festival Bakeneko é um festival anual realizado na cidade de Kagurazaka, em Tóquio, em homenagem aos gatos chamados bakeneko.
O festival acontece durante o mês de outubro e inclui uma série de eventos e atividades temáticas relacionadas aos gatos, como desfiles de gatos vestidos, oficinas de arte e apresentações musicais.
O festival Bakeneko também inclui uma série de barracas de comida e bebida, onde os visitantes podem experimentar pratos tradicionais japoneses e outras iguarias.
Além disso, o festival conta com uma série de exposições e exibições de arte relacionadas aos gatos, incluindo pinturas, esculturas e outras obras de arte.
O Festival Bakeneko é muito popular entre os habitantes de Kagurazaka e é um evento anual muito aguardado pelos amantes de gatos de todo o Japão.
Enfim, é uma oportunidade única de celebrar a beleza e a personalidade dos gatos e aprender mais sobre a história e a cultura desses animais no Japão.