Como Treinar Seu Roedor De Estimação Para Ser Mais Sociável

publicado
Compartilhe!

Se você tem um roedor de estimação, sabe que são animais sensacionais, mas às vezes podem ser um pouco tímidos ou até mesmo agressivos. Portanto, a solução é o adestramento.

A falta de um adestramento adequando pode dificultar para você e seu roedor terem um relacionamento forte e amoroso.

Adestramento de roedores
Foto de Myagi por Pixabay.

No entanto, há muitas coisas que você pode fazer para o adestramento de seu roedor de estimação para ser mais sociável e amigável. Além do mais, uma interação prazerosa é o principal objetivo para termos bichos de estimação.

Sendo assim, disponibilizemos algumas dicas e truques para transformar seu roedor em um animal de estimação sociável.

Comece o adestramento de seu pet cedo

O adestramento de roedores deve começar brevemente, se possível. Quando você pegar seu roedor, é importante passar determinado tempo com ele e segurá-lo com frequência. Estabeleça um tempo mínimo para que ser roedor se sinta à vontade.

Isso ajudará seu animal de estimação a se acostumar com sua presença e a associá-lo a coisas positivas, como carinho e comida.

Porém, para um adestramento eficaz respeite as limitações de seu pet, se perceber que ele está incomodado, devolva para sua casinha e tente contato após algum tempo ou no outro dia.

Você também deve conversar com seu roedor de estimação suavemente e tentar estabelecer um vínculo emocional com ele desde o início.

Sempre diga palavras harmônicas ao ouvido de seu pet, pois, isso traz vibrações positivas que ajudam estabelecer um laço de amizade consistente.

Recompense o seu roedor de estimação por bom comportamento

Os roedores de estimação respondem bem ao reforço positivo, então sempre que seu pet fizer algo certo, recompense-o. Isso pode ser tão simples quanto dar a ele um petisco ou elogiar verbalmente.

Certifique-se de que as recompensas sejam dadas imediatamente após o comportamento desejado, para que seu roedor faça a conexão entre o que ele fez e a recompensa.

Porquinhos-da-índia, por exemplo, são roedores bastante observadores e defendem bem seus interesses. Afinal, esses pets por natureza são muito manhosos e não fazem cerimônia na hora de pedir atenção ou alimento.

Aproxime-se do seu roedor de estimação com calma e paciência

Quando seu roedor estiver em seu alojamento, vá até ele com calma e paciência. Abaixe-se e deixe-o sentir seu cheiro antes de tentar segurá-lo. Em outras palavras, não o force a fazer nada que ele não queira, e vá devagar.

Se ele ficar assustado ou ansioso, dê-lhe um tempo para se acalmar antes de tentar novamente. Desse modo, ele não o verá como uma ameaça em potencial.

Faça seu pet se exercitar diariamente

Os roedores precisam de exercícios regulares para se manterem saudáveis e ativos. Dê ao seu roedor um tempo para correr fora da gaiola diariamente, pois, eles também adoram se aventurar escalando e desbravando o ambiente a sua volta.

A exemplo disso estão os hamsters, ratos e camundongos. Passeios diários permitem que eles se estiquem e se movam, além de ajudar a queimar energia extra.

Ainda mais, esses pequenos animais adoram se exercitar e incentivá-los a se movimentar também é uma forma de demonstração de afeto.

Certifique-se de supervisionar seu roedor enquanto ele estiver solto para garantir que ele esteja seguro e não mastigue nada que não deva, além disso, supervisão previne acidentes como quedas ou que ele se perca na casa.

Socialize seu roedor com outros animais

Se você tiver outros animais de estimação em casa, tente socializar seu roedor com eles. Garanta que seu roedor esteja seguro em uma gaiola ou cercado antes de apresentá-lo a outros animais.

Observe atentamente as interações entre os animais. Só faça isso se tiver absoluta certeza de que o outro pet seja dócil o suficiente para uma interação.

Caso contrário o risco não vale a pena, porque cada animal tem suas tendências naturais. Lembre-se de que predadores, como gatos, continuam sendo predadores. Sendo assim, não arrisque a vida do pequeno roedor.

Se você não tem outros animais, tente socializar seu roedor com pessoas diferentes. Convide amigos e familiares para visitar e interagir com seu roedor de estimação.

Isso ajudará o seu pet a se sentir mais confortável e sociável com outros seres humanos.

Entenda as necessidades de seu roedor

Enfim, é importante entender o comportamento natural dos roedores e também criação de um ambiente seguro e agradável para o pet, garante que seu seja feliz e sociável.

Além disso, manter uma rotina consistente de adestramento e socialização, bem como a necessidade de recompensar seu roedor por seus comportamentos positivos ajudam a obter um vínculo sólido.

Com paciência e dedicação, é possível transformar até mesmo o roedor mais tímido em um animal sociável e amoroso.

Lembre-se sempre de buscar informações e orientações de profissionais especializados em cuidados com animais, e de oferecer ao seu roedor todo o amor e cuidado que ele merece.

Assim as chances do adestramento dar certo são muito maiores, afinal quem não gosta de ser minado ocasionalmente?

Por Sheila Assis

Sou uma redatora apaixonada por animais, com 11 anos de experiência em produção de material didático. Sou entusiasta de redação e de animais de estimação, o que me permite trazer informações práticas e estar sempre atualizada sobre as tendências sobre pets. Trabalho no Meu Pet Serelepe para produzir artigos informativos, precisos e envolventes para os leitores.