Os Bengals são uma raça híbrida criada a partir do cruzamento entre gatos selvagens asiáticos chamados Leopardos Asiáticos com chaninhos domésticos.
Nossos amigos são chamados também de Gato-de-bengala.
A raça foi desenvolvida visando criar um gato com a aparência exótica dos leopardos, mas com o temperamento dócil dos gatos domésticos.
História da raça Bengal
A história da raça Bengal começa nos Estados Unidos na década de 1960, quando uma criadora de animais chamada Jean Mill começou a cruzar gatos domésticos com leopardos asiáticos.
Nesta época Jean Mill morava na California, possuía um gato doméstico adquirindo uma gata leoparda asiático.
Contudo, a primeira reprodução não foi planejada em 1963, mas Jean Mill, apreciou o resultado da criação e decidiu dar continuidade organizada.
A primeira geração destes cruzamentos, conhecidos como gatos F1, ainda eram muito selvagens e não se adequava para vida doméstica. Sendo assim os testes continuaram visando aprimorar a raça.
O grupo F1 cruzou com gatos domésticos novamente, com isso, a criadora teve resultados, os gatinhos possuía as características desejadas com pelagem exótica e temperamento dócil.
Bengal no Brasil
A raça do gato Bengal chegou ao Brasil no final dos anos 90 e gradativamente foi cativando os corações brasileiros de amantes de gatos.
A raça começou a ser introduzida no país por criadores sérios e hoje em dia é uma das raças de gato mais populares do país, se destacando bem nas colocações preferenciais dos bichanos.
Aparência dos Bengals
A aparência dos Bengals é o que mais atrai as pessoas para esta belíssima raça. O bichano tem uma pelagem marmorizada, com manchas marrons, preto ou grafite, que lembra a dos leopardos.
Além disso, Bengals são muito musculosos, com o corpo longo e as patas traseiras e dianteiras bem definidas. Os olhos grandes e arredondados, geralmente na cor verde ou dourada.
Outra característica atraente da raça Bengal é o seu temperamento. Esses bichanos são conhecidos por serem gatos muito inteligentes e ativos, adorando brincar e se divertir.
Costumam ser muito curiosos e gostam de investigar seu ambiente como se estivesse o vendo pela primeira vez.
Além disso, nossos amigos geralmente têm uma personalidade afetuosa com os seus donos e podem ser treinados para realizar algumas tarefas.
Em alguns casos, tenha em mente que essa raça pode ser um pouco mais independente do que outras raças de gato e requer um pouco mais de tempo e paciência para se socializar.
Temperamento
O temperamento do gato Bengal é um dos seus principais atrativos. Em seu trajeto evolutivo ficou conhecido por ser um gato muito inteligente e ativo.
Isso foi um dos quesitos que o fizeram ser reconhecido como raça em 1985.
Os pontos positivos do temperamento do Bengal incluem sua inteligência e curiosidade, o tornando maravilhoso para treinamento e aprendizado de truques.
Trata-se de um gato leal e carinhoso com os seus donos, muito brincalhão, sendo fantástico como animal de estimação. Além disso, o Bengal geralmente é saudável e forte, com uma vida longa de 10 a 16 anos.
No entanto, há alguns pontos negativos a serem considerados ao se ter um Bengal como pet. Sua independência às vezes não é a melhor escolha para pessoas que gostam de gatos que passam muito tempo em seus colos.
Além disso, devido ao seu instinto selvagem, os Bengals podem ter tendência a arranhar e morder mais do que outras raças de gato.
Por isso se faz necessário fornecer-lhes muitos brinquedos e formas para se divertir, a fim de canalizar essa energia.
Considerando o seu instinto de caça, eles podem ser um pouco mais propensos a perseguir pequenos animais, por isso é fundamental tomar precauções se você tiver outros animais de estimação em casa.
Tenha em mente que cada gato é um ser singular, sendo assim o temperamento pode variar de bichano para outro, independente da raça.
Portanto, é extremamente necessário conhecer bem a personalidade do pet antes de adotar um.
Curiosidades sobre os Bengals
1. Os Bengals são gatos muito ativos e precisam de muita atividade física e mental para serem felizes. Por isso é indispensável fornecer-lhes brinquedos e brincadeiras para estimular sua mente e seus instintos de caça.
2. Alguns proprietários treinam seus Bengals para andar com coleira e dar passeios ao ar livre. Outros o mimam para passear elegantemente em carrinhos de bebês.
3. Quando se trata dos filhotes de Bengal, eles são gatinhos extremamente ativos e curiosos. Nesse período de sua vida atenção e estimulação ajuda a desenvolverem corretamente, para se tornar bons bichanos.
Os Bengals são gatos incríveis e podem ser excelentes animais de estimação para as pessoas certas. Espantosamente inteligentes, ativos e divertidos irão fazer seu lar ter mais vida.
Se você está procurando um animal de estimação ativo, divertido e carinhoso, um Bengal pode ser a escolha apropriada.
Contudo, antes de obter esse charmoso gato, analise seus critérios para fazer o bichano feliz, em troca o amor felino sempre estará em sua vida.