Adoção De Pet: Melhore Sua Qualidade De Vida Com Bichinhos De Estimação

publicado
Compartilhe!

A adoção de pet é o início de vários relacionamentos com bichinhos de estimação e fazem parte da vida humana há milhares de anos. Adoráveis e astutos, estes animais, por um motivo ou outro, são trazidos para as nossas casas.

Às vezes nascem por lá mesmo, recebem um nome, um lar e absolutamente tornam-se parte da família. Por isso dói tanto quando eles vão embora. Afinal, nossos pets queridos são membros da família.

Adoção de pet: Homem e seu psitacídeo.
Foto de Freepik

Cada espécie ou raça pode exigir certos cuidados, mas como todos os seres vivos, eles precisam de comida, água, um lugarzinho só deles, atenção e carinho.

Isso tudo demanda responsabilidade por parte de seus tutores, aliás, algo assim é o mínimo que podemos lhes dar considerando a qualidade de vida com bichinhos de estimação.

Cães e gatos facilmente encabeçam a lista, mas outros animais de estimação também são comuns, como hamsters, porquinhos-da-índia, papagaios, furões, canários, coelhos, e muito mais espécies.

A convivência com animais de estimação pode proporcionar inúmeros benefícios às pessoas, tanto física quanto emocionalmente. Alguns dos principais benefícios abrangem:

1. Redução da carga emocional:

Adoção de pet: Mulher oriental e seu coelhinho.
Foto de LipikStockMedia no Freepik

Viver com pets pode ajudar a reduzir vários males que afetam o emocional e o psicológico das pessoas. Isso se explica pelo fato de os pets podem promover uma percepção de tranquilidade e aconchego, além do aumento dos níveis de ocitocina, hormônio que promove felicidade e afeto.

Estudos científicos comprovam que a presença de animais de estimação pode melhorar o bem-estar emocional e psicológico de uma pessoa, ajudando a reduzir o estresse, a ansiedade, e, às vezes, o sentimento de vazio existencial.

Isso ocorre porque os pets oferecem apoio presencial, aumentam o sentimento de pertencimento e propiciam oportunidades para interação social positiva.

Além disso, cuidar de um animalzinho pode ser uma fonte de realização e satisfação pessoal, contribuindo para a autoestima e autoeficácia.

Ter um animal de estimação pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar a saúde emocional e psicológica de uma pessoa.

2. Incremento da atividade física:

Além de outros animais, cães e gatos necessitam de exercícios diários, o que pode incentivar os tutores a fazerem o mesmo.

Isso pode acabar ajudando a cultivar uma rotina menos sedentária, fator que acaba auxiliando na manutenção da forma física e da saúde de modo geral.

Em muitos casos, acaba sendo o cachorro que leva seu dono para fazer aquela caminhada que de outra forma sempre ficaria para a próxima segunda-feira.

3. Melhorar a saúde cardiovascular:

Adoção de pet: senhora e seus gatos.
Foto de Vincent Tan no Pexels

Alguns estudos mostraram que a convivência com pets pode ajudar a reduzir a pressão arterial e o risco de doenças cardíacas.

Devido à redução do estresse e aumento da atividade física que pode ser proporcionada pelo cuidado de um animal de estimação, há evidências de que ter um pet ajuda melhorar a saúde cardiovascular.

4. Melhoria da saúde emocional:

A adoção de pet, que nos permite viver com os bichinhos de estimação, pode ajudar a reduzir sentimentos de solidão e de isolamento social, o que é notadamente importante para os idosos ou para aquelas pessoas que moram sozinhas.

Períodos em que o sentimento de solidão parece avassalador tendem a desaparecer com a presença de animais de estimação.

Está comprovado por pesquisas científicas que a presença de animais de estimação pode ajudar a melhorar a saúde emocional, diminuindo a solidão, a depressão e o estresse, proporcionando apoio social e aumentando o bem-estar geral.

Se você desejar deixar seu dia ainda mais caloroso, experimente também praticar a musicoterapia ao lado de eu pet. Ambos têm muito a ganhar.  Isso porque a música pode ajudar a fortalecer o vínculo entre o humano e o pet.

5. Melhoria da condição do sono:

Adoção de pet: Mulher e seu gatinho.
Foto de Freepik

Vários estudos demonstraram que a convivência com os bichinhos de estimação pode auxiliar na melhora da qualidade do sono, pois, os pets proporcionam uma sensação de segurança e conforto durante a noite.

Não é de se admirar que tantas pessoas durmam com seus animais de estimação.

De fato, vários estudos científicos comprovam que ter um animal de estimação pode contribuir para uma melhoria na qualidade do sono.

A presença dos pets pode ajudar a acalmar os nervos e reduzir a ansiedade, promovendo um ambiente mais tranquilo e seguro para dormir.

Além disso, a interação física com um animal de estimação, como acariciá-lo antes de dormir, pode liberar hormônios que promovem a relaxamento e um sono mais profundo e reparador.

6. Exercício da responsabilidade:

Ter e cuidar de bichos de estimação pode promover um senso de responsabilidade e de compromisso, especialmente em crianças e adolescentes.

Ao adotar um animal de estimação, a pessoa passa a se responsabilizar por uma vida com múltiplas necessidades que precisam ser atendidas. Este aspecto não pode ser ignorado.

A adoção de pet faz bem tanto para o bichinho de estimação quanto para o tutor

A convivência com animais de estimação pode trazer muitos benefícios para a saúde física e mental dos seres humanos, além de promover o bem-estar e também incentivar o exercício da responsabilidade.

Animais de estimação trazem muita felicidade para sua casa, com momentos memoráveis e às vezes hilários.

Certamente você já deu boas risadas com as aventuras do seu gatinho ou cachorrinho serelepe? Cuide bem do seu pet, ele confia em você, conta com sua ajuda e sempre retribui o amor e o afeto que recebe.

Por Sheila Assis

Sou uma redatora apaixonada por animais, com 11 anos de experiência em produção de material didático. Sou entusiasta de redação e de animais de estimação, o que me permite trazer informações práticas e estar sempre atualizada sobre as tendências sobre pets. Trabalho no Meu Pet Serelepe para produzir artigos informativos, precisos e envolventes para os leitores.