Você sabia que existem raças de gatos exóticos e estranhos que podem parecer com leopardo, tigre ou até mesmo com a Esfinge de Gizé? Conhecer essas raças pode ser uma experiência incrível e divertida.
Selecionamos 10 raças de gatos exóticos, incluindo suas características e personalidades expressivas. Vale ressaltar que, independentemente da raça, cada gato é excepcional e pode ter personalidades diferentes. Então, prepare-se para descobrir esses bichanos fascinantes que vão te deixar impressionado!
1. Serengeti
Este gato tem uma aparência semelhante à do leopardo, com um pelo curto e marmorizado. Esse bichano também pode ser facilmente confundido com um gato Bengal.
A raça ficou conhecida por ser muito ativa e amigável, sendo indicada para viver no interior de casas e apartamento, contudo se faz necessário providenciar vários brinquedos e atividades para seu bichano não ficar entediado.
2. Bengal:
Este chaninho também tem aparência semelhante à de um leopardo, mas é criado a partir de cruzamentos entre gatos domésticos e gatos selvagens chamados Leopardos Asiáticos.
O objetivo da criação da raça foi desenvolver um gato com a aparência exótica de leopardos, todavia com a natureza dócil dos gatos domésticos.
Sendo assim, ficaram conhecidos por serem muito curiosos e ativos, por outro lado, entre os gatos exóticos, este bichano certamente é um dos mais populares.
3. Toyger:
Criado a partir de cruzamentos entre Bengal e gatos domésticos Tabby, o Toyger teve uma pelagem diferenciada o enquadrando nas raças de gatos exóticos mais desejados.
Os bichanos têm listras escuras no pelo, semelhante a um tigre, entretanto, numa versão muito menor.
Embora tenha aparência de um tigre, esse gatinho se destaca por outras características como peso médio entre 3 e 7 kg, medindo entre 50 e 60 cm.
Trata-se de um gato comprido, porém em tamanho não se aproxima ao de um Maine Coon.
4. Ocicat:
A raça tornou-se conhecida por seu pelo marmorizado semelhante ao do felino ocelote.
Curiosamente, desde o início da criação desse bichano, os criadores o desenvolveu para ser semelhante aos gatos selvagens. Sua personalidade ficou caracterizada por ser muito sociável e fácil de treinar.
5. Savannah:
Só pelo nome já podemos imaginar o quão este gato tem posição respeitável na categoria de gatos exóticos.
Esta raça é criada a partir de cruzamentos entre gatos selvagens servais e chaninhos domésticos. Eles têm patas longas e corpo magro, como um serval.
Os bichanos dessa raça são muito sociáveis, convivendo bem com crianças e outros animais.
Além disso, diferente de muitas raças, gostam de água, também ficou conhecido por sua inteligência, sendo facilmente treinável para andar na guia e até busca brinquedos.
6. Chausie:
Nosso exótico amigo foi criado a partir de cruzamentos entre gatos domésticos e gatos selvagens Chaus. Sendo assim, a estrutura óssea do Chausie é alongada e dando-lhe aparência magra.
Esses belos bichanos são conhecidos por serem muito ativos e inteligentes, tendo alta capacidade de caça.
7. Khao Manee:
Trata-se de uma raça rara de gato tailandesa, conhecido por sua cor branca pura. Esse bichano é ágil e musculoso, a pelagem branca pura é curta, lisa e rente à pele.
Os gatos dessa raça têm os olhos azuis ou amarelos, sendo comum apresentarem heterocromia o que lhes consede um bom pepel na lista de gatos exóticos .
8. Korat:
O chaninho é originário da Tailândia e possui pelo curto e cinza-prateado. Foi considerado uma das menores raças existentes, conhecido por ser muito carinhoso e leal.
9. Peterbald:
Essa raça é originária de São Petersburgo, Rússia, com pelos curtos e espaçados deixando a pele à mostra. Muitas pessoas o confundem com o Sphynx, porém, eles têm características singulares.
O bichano foi criado com características que a tornam uma opção interessante de felino inteligente, ativo e sociável. O objetivo da criação desse bichano desdes o início foi posicioná-lo na categoria de gatos exóticos.
Em outras palavras, com grande facilidade para aprender truques, esse gato se adapta bem a diversas situações, com temperamento tranquilo.
10. Sphynx:
Essa raça é conhecida por sua ausência de pelo, a tornando fácil de cuidar, especialmente para pessoas alérgicas.
Sendo assim, nosso amigo singular recebeu seu nome graças à semelhança com o monumento da Grande Esfinge de Gizé, no Egito.
Os bichanos dessa espetacular raça ficaram conhecidos por serem muito carinhosos e amigáveis.
Variações de personalidades nas raças
Quando pensamos em gato independentemente da raça, devemos considerar que cada bichano é diferenciado e podendo ter personalidades diferentes.
Portanto, isso acontece até numa mesma raça, garantindo a individualidade do pet.
Alguns podem ser mais tranquilos, outros mais agitados e independentes, sendo assim, cada raça de gato pode ter suas próprias características positivas e negativas, mas aqui estão algumas generalidades:
Serengeti:
Positivos: São muito ativos e amigáveis;
Negativos: Podem ser barulhentos e precisam de muito espaço para se exercitar.
Bengal:
Positivos: Curiosos e ativos;
Negativos: Podem ser barulhentos e precisam de muito estímulo mental e físico.
Toyger:
Positivos: São divertidos e ativos;
Negativos: Ocasionalmente pode ser barulhentos, precisando de muito espaço para se exercitar.
Ocicat:
Positivos: Sociáveis e fáceis de treinar;
Negativos: Podem ser barulhentos, sendo necessário muito estímulo mental e físico.
Savannah:
Positivos: São inteligentes e desembaraçados em suas atividades;
Negativos: Barulhentos se contrariados, necessita de espaço qualificado para se exercitar.
Chausie:
Positivos: Ativos e inteligentes;
Negativos: Costumam ser barulhentos e precisam de muito espaço para atividades físicas.
Khao Manee:
Positivos: São elegantes e bonitos;
Negativos: Em caso isolados tem personalidade reservada e precisando de muito carinho e atenção para atender sua carência emocional.
Korat:
Positivos: Muito carinhosos e leais;
Negativos: Ocasionalmente aparenta ser sistemático e precisa de cafuné e atenção.
Peterbald:
Positivos: Inteligentes e ativos;
Negativos: Às vezes são barulhentos e sendo necessário muito estímulo mental e físico.
Sphynx:
Positivos: São carinhosos e amigáveis;
Negativos: Precisam de cuidados de pele específicos devido à sua ausência de pelo.
Quanto às raças mais dóceis, existem algumas que tendem a ser mais tranquilas e menos agitadas, como British Shorthair, Maine Coon, Persa, Scottish Fold e Siamês, entre outras.
No entanto, é importante lembrar que cada gato possui sua singularidade e pode ter sua própria personalidade, mesmo em uma mesma raça.
Então, é sempre recomendável estudar sobre a raça do gato antes de levá-lo para casa, e assim poder se familiarizar com seu comportamento e personalidade.