Exóticos: os gatos mais elegantes e excêntricos para sua casa

publicado
Compartilhe!

Inicialmente, o Gato Exótico foi criado através do cruzamento entre as raças Persa e American Shorthair. Entretanto, no passado, também foram aceitas outras misturas, como Burmês e Persa, Russo Azul e Persa.

exoticos os gatos mais elegantes e excentricos para sua casa 02
Foto de Amandine por Pixabay

Atualmente, para a raça ser reconhecida, apenas o cruzamento original entre as raças Persa e American Shorthair tornou-se aceito. Esses bichanos também são conhecidos como Exótico de Pelo Curto.

A raça, desenvolvida nos Estados Unidos na década de 1950, teve como objetivo obter um American Shorthair de pelos longos, mas o resultado foi o oposto do esperado.

Além disso, algo surpreendente aconteceu, pois, os filhotes nasceram com as pernas curtas!

A raça ficou conhecida por seu pelo curto e macio, o que a torna fácil de cuidar.

Todavia, nossos amiguinhos Exóticos também são muito conhecidos por suas perninhas curtinhas, além de serem gatos muito amorosos e fofos.

Características físicas dos exóticos

A aparência dos Exóticos é semelhante à de um gato Persa, com um rosto arredondado e olhos grandes e expressivos.

Eles têm a cauda e pernas curtas, o que os faz parecer mais baixos e mais pesados do que outras raças de gato.

A cor do pelo do gato Exótico varia, contudo, encontra-se em cores claras, como branco, cinza e creme, esporadicamente pintados.

Os Exóticos são uma raça popular no Brasil devido a sua aparência diferenciada e personalidade afetuosa. Sendo ótimos animais de estimação para pessoas solitárias, assim como para fazer parte de uma família.

É importante lembrar que, como todos os animais de estimação, os Exóticos precisam de cuidados e atenção regulares, incluindo alimentação adequada, exercício e visitas ao veterinário.

Personalidade

Os Exóticos são gatos conhecidos por sua personalidade afetuosa e amorosa, sendo muito leais aos seus donos por seu apreço em estar perto das pessoas.

Trata-se de uma raça de gato extremamente brincalhona que adora se divertir com brinquedos e pessoas.

Um bichano exótico a todo momento demonstra calma e tranquilidade, por outro lado, se revela como um ser bastante curioso e explorador.

Isso o deixa muito divertido, principalmente quando há uma interação com ele.

Os Exóticos são gatos muito adaptáveis, podendo se habituar bem a diferentes ambientes e situações. Esses chaninhos sociáveis gostam de interagir com outras pessoas e animais, tornando-se ótimos pets para famílias com crianças e outros bichinhos de estimação.

Em geral, um gato Exótico pode ser carinhoso e divertido, se tornando perfeito como animal de estimação para pessoas sozinhas que procuram companhia afetuosa.

Além disso, trata-se de um chaninho fácil de cuidar se adaptando bem a diferentes ambientes e situações.

Interação entre tutor e gato

Existem muitas atividades que você pode fazer para interagir com seu gato Exótico e mantê-lo ativo e estimulado. Algumas dicas incluem:

1. Diverti-los com brinquedos: os gatos Exóticos se divertem com brinquedos, especialmente aqueles com os de caça ou agarrados.

Portanto, você pode usar varinhas de brinquedo, bolinhas de papel ou itens que se mexem para manter seu gato entretido.

2. Treinamento: os gatos Exóticos são muito inteligentes e podem ser treinados para fazer truques simples, como sentar, dar a pata ou pular em um objeto específico.

O treinamento é uma ótima maneira de interagir com seu gato e manter sua mente ativa.

3. Passeios: treine seu Exótico para passear com coleiras e guias, o que, enfim, pode ser uma ótima maneira de sair da casa e explorar o mundo. Se preferir compre um carrinho de bebê para seu Exótico.

4. Jogos de agilidade: você pode fazer um circuito simples em casa com obstáculos que seu gato pode superar, como caixas ou tocos de madeira. Isso estimula seu gato o mantendo super ativo.

5. Enriquecimento ambiental: fornecer ao seu gato coisas interessantes para explorar e brincar em casa, como caixas para esconder, prateleiras para subir e brinquedos que se movem, ajuda a mantê-lo estimulado e ativo.

Curiosidades

O Gato Exótico teve dificuldade em ser reconhecido como uma nova raça devido à resistência dos criadores do American Shorthair em aceitá-los como pet de pedigree.

Foi necessário o esforço da juíza Jane Martinke da CFA para sugerir o reconhecimento da nova raça.

Finalmente, na década de 60, a CFA estabeleceu uma classe para os gatos resultantes da mistura entre Persa e American Shorthair: os Exóticos. A renomada TICA reconheceu a raça em 1979.

Em suma, o gato Exótico apesar de ter sido discriminado em bancas de seleção, atualmente é uma raça muito prestigiada e apreciada por contempladores de gatos.

Não é à toa, afinal, os Exóticos são animais de estimação afetuosos e divertidos que podem facilmente cativar qualquer coração.

Por Sheila Assis

Sou uma redatora apaixonada por animais, com 11 anos de experiência em produção de material didático. Sou entusiasta de redação e de animais de estimação, o que me permite trazer informações práticas e estar sempre atualizada sobre as tendências sobre pets. Trabalho no Meu Pet Serelepe para produzir artigos informativos, precisos e envolventes para os leitores.