O Sphynx é uma raça de gatos conhecida por sua ausência de pelo. Isso os tornam ótimas opções para pessoas que sofrem de alergias a pelos de animais, pois eles não liberam pelos para o ar.
Ter um Sphynx vai além de apenas resolver problemas de alergias.
A raça Sphynx tem sua origem no Canadá, onde foi criada a partir de um gato sem pelo naturalmente mutante chamado Prune.
Além disso, o nome ‘Sphynx’ foi escolhido devido à sua semelhança com a Grande Esfinge de Gizé, no Egito.
História do Sphynx
Em 1966, um gatinho sem pelos nasceu em uma ninhada de gatos em Ontário, Canadá. Este fenômeno ocorreu novamente na próxima ninhada da mesma gata.
Sendo assim, uma nova raça de gartos começava a surgir.
Gatos sem pelos foram então usados para reprodução e assim deram origem a uma nova raça felina, inicialmente chamada de “Moon’s Cats” e mais tarde conhecida como “Canadian Naked”, e foram finalmente chamados de Sphynx.
Em seguida, criadores de todo o mundo começaram a se envolver, cruzando essa raça com outras, tais como Devon-Rex, Cornish-Rex e American Shorthair, para tentar estabelecer suas características.
A raça ganhou popularidade nos anos 1960 e, desde então, tem sido cada vez mais comum em todo o mundo. O Sphynx chegou ao Brasil na década de 1980 e, a partir daí, tem sido muito apreciado por aqui também.
Ter ou não ter um Sphynx
Antes de obter um Sphynx, é interessante considerarmos alguns cuidados específicos que eles precisam. Como eles não têm pelo para protegê-los do frio, é fundamental manter a temperatura da casa em um nível agradável para eles.
Além disso, eles precisam ser banhados regularmente para manter a pele saudável e livre de sujeira acumulada.
Algo mais a considerar, é sobre a ausência de pelo. Os Sphynx podem ser mais propensos a problemas de pele, como alergias ou infecções.
Portanto, é importante manter a pele do seu gato limpa e saudável, levando-o ao veterinário regularmente para verificações.
Habitualmente, os Sphynx são gatos amorosos que se fazem ótimos animais de estimação para pessoas que sofrem de alergias a pelos.
Apesar de serem muito leais e amigáveis, os chaninhos também são muito independentes, pois, gostam de ter seu próprio espaço.
Nossos peladinhos precisam de um pouco mais de cuidado e atenção do que algumas outras raças de gatos, mas a recompensa de ter um amigo diferenciado e amoroso vale a pena.
Portanto, se você está considerando adotar um Sphynx, certifique-se de estar ciente de suas necessidades específicas e esteja preparado para dar-lhes o cuidado que eles merecem.
Características únicas
A aparência do Sphynx é provavelmente o que mais chama a atenção das pessoas nessa raça. Afinal, são conhecidos por terem uma pele suave e lisa, que pode variar de tons de rosa a marrom escuro.
Alguns gatos Sphynx têm manchas ou padrões em sua pele, enquanto outros são completamente lisos. Esses felinos singulares, têm olhos arredondados, orelhas pontiagudas e um focinho curto.
Outra característica interessante do Sphynx é o fato de ser um gato muito musculoso e curiosamente pesa mais do que outras raças de gato do mesmo tamanho.
Isso se deve ao fato de que esses chaninhos precisam produzir mais calor corporal para se manter aquecidos, visto que não têm pelo para protegê-los do frio.
O que mais atrai as pessoas para o Sphynx é provavelmente o seu caráter afetuoso e amoroso. Sendo assim, estes gatos são conhecidos por serem muito próximos de seus donos e gostam de ficar perto deles o tempo todo.
Além disso, também são muito curiosos e brincalhões, o que os torna divertidos.
Avaliações
As avaliações da raça realizadas por especialistas considera as opiniões de criadores, treinadores e veterinários. Portanto, estas considerações especializadas podem ajudar você a se decidir em ter ou não essa raça de gato.
Energia: 4
Apego ao dono: 4
Tendência a miar: 3
Amoroso: 5
Inteligência: 5
Brincalhão: 4
Amizade com crianças: 4
Amizade com outros animais: 3
Temperamento
O temperamento do Sphynx é geralmente muito amoroso, sendo conhecido por ser muito próximo de seus tutores. Tratando-se de cuidados, os animais dessa raça precisam de pouco exercício físico e são geralmente felizes em ficar em casa.
Estes gatos singulares podem se beneficiar de brincadeiras e brinquedos para estimular a mente e o corpo. Os chaninhos se beneficiam por passeios ao ar livre usando colete de segurança, porem devemos tomar cuidado para não expô-los ao frio intenso. Por isso o Sphynx, é um dos poucos gatos que apreciam roupas.
Cuidados básicos
Em termos de alimentação, nosso amigo Sphyn precisa de uma dieta balanceada que inclua proteína animal, gorduras saudáveis e carboidratos assim como de água fresca.
Para manter o seu gatinho feliz e saudável, é importante levar o bichano ao veterinário regularmente para exames de rotina, além de preservar a pele do gato limpa e vigorosa por banhos regulares. Também é importante fornecer ao seu gato alguns brinquedos e um canto só seu com cama confortável.
Ninhadas de Sphynx
Os filhotes de Sphynx são muito fofos e adoráveis, mas precisam de muita atenção e cuidado.
Além da amamentação da mãe, quando aptos a comer alimentos sólidos, os bebês devem ser alimentados com uma dieta especialmente formulada para filhotes.
Os tutores devem ter atenção no período de transição alimentação de filhotes para adultos, esse cuidado previne possíveis problemas.
Sendo assim, se faz necessário garantir vermifugação e vacinação para certificar que eles estejam crescendo saudáveis e fortes.
O Sphynx é uma raça de gato sem pelos que pode ser a solução para pessoas que sofrem de alergias a pelos de animais.
Além disso, esse chaninho também é perfeito para pessoas práticas que desejam manter a casa livre e pelos.
Praticidades a parte, devemos lembrar que ter um Sphynx requer cuidados exclusivos, como mantê-los aquecidos e cuidar de sua pele, que pode ser mais propensa a problemas.
Além do que, esses gatos curiosamente são musculosos e costumam ser muito afetuosos com seus “pais bichológicos”.
Se você está considerando adotar um Sphynx, é importante estar ciente de suas necessidades específicas e estar preparado para dar-lhes o cuidado que eles merecem.
Visite o site www.meupetserelepe.com.br para ler mais sobre outros artigos relacionados a animais de estimação.