As 10 Raças De Gatos Mais Amadas No Brasil! Veja Quais São!

publicado
Compartilhe!

Existem diversas raças de gatos com características exclusivas que os diferem bastante uns dos outros.

Quando o assunto é sobre gato, muitas pessoas leigas acreditam que o animal de estimação seja igual a qualquer outro felino, mas estão muito enganados!

A exemplo disso, falaremos das 10 raças de gatos mais amadas de gato em nosso país. Sendo assim, vejamos se você está por dentro do assunto ou se está no time dos leigos!

1. Siamês

Raças de gatos: Siamês.
Foto de liliy2025 no Pixabay

Um gato Siamês tem características muito bem definidas: olhos bastante azuis, o pelo é claro, no entanto, a face, orelhas, patas e rabo são escuros.

Em tempos antigos era comum esse gato ser visto com reis na Tailândia. Gatos Siamês podem ter temperamento imprevisível.

Predominantemente são tranquilos, amáveis ​​e fiéis, mas há alguns fatores que podem mudar seu comportamento radicalmente.

Isso não quer dizer que eles ficarão agressivos de repente, porém, podem ficar mais quietos e apáticos. Caso isso aconteça, procure um veterinário para certificar-se de que seja apenas uma questão de humor ou algo que necessite de mais de sua atenção.

Dentre as raças de gatos, os Siameses são uma bastante independente e precisam de socialização logo cedo, caso contrário, podem ter ciúmes de seus donos e não se darem bem com todas as pessoas próximas e outros animais de estimação.

2. Angorá

Raças de gatos: Angorá com heterocromia.
Foto de Didi S no Pixabay

O gato Angorá pertence a uma raça de gatos domésticos que veio da Turquia, são fofos, elegantes. Desse modo, não há duvidas que ele estaria entre as 10 raças de gatos mais amadas no país.

Os pelos longos necessitam de escovação frequentemente. Os olhos desses bichanos são acentuadamente claros e atraentes.

Sua pelagem pode ter diversas cores, do branco ao preto, pelo avermelhado e misturas. É nesta raça que mais surgem gatos com heterocromia, ou seja, que possuem um olho de cada cor, sendo normal um amarelo-esverdeado e outro azul.

Outras raças podem ter heterocromia, sem variações de tonalidades nas cores, amarelos e azuis.

Para fazer a manutenção dos pelos do Angorá, faz-se necessário penteá-los periodicamente com escovas adequadas e oferecer uma alimentação específica de gatos peludos.

Ademais, há um detalhe importante para quem gostaria de adquirir esse gatinho, o Angorá se familiariza bem com crianças, diferente de muitas outras raças de gatos.

3. Exótico

Curiosamente essa raça foi criada para ter o temperamento do Gato Persa, entretanto, com pelo mais curto e de fácil manutenção, assim foi realizado o cruzamento entre estas três raças, resultando no gato Exótico.

Para ter esse resultado foram feitos os cruzamentos entre as raças de pelo curto inglês e de pelo curto americano com o gato persa, assim obtiveram um bichano de ossos robustos e pelos curtos e grossos.

Conhecido também como Exotic Shorthair, este gato é extremamente dócil, brincalhão, calmo e leal, este miau é ótimo para ser companhia de crianças.

Os pelos são mais fáceis de cuidar a se comparar com o bichano da Pérsia. A cabeça do gato Exótico é achatada e os seus olhos são consideravelmente afastados.

Há outro atributo que também o define bem, pois, esse pet possui a ossadura forte considerando a dos outros gatos.

4. Maine Coon

Raças de gatos: Maine Coon, o gigante gentil.
Foto de Ana Krach no Pixabay

O gato Maine Coon, também conhecido como o Gato Gigante, é um pet exageradamente grande para a sua classe, chegando a pesar até 13 kg e sendo comparado ao peso de um poodle médio.

A coloração da pelagem varia muito, contudo, os pelos são longos, e na região do rabo mais ainda. São animais extremamente brincalhões, companheiros e amigáveis.

Certamente por se tratar de um gato diferente e único, esta raça requer cuidados e atenção especiais. O Maine Coon possui ração específica, então, no que tange sua alimentação, não se deve negligenciar esse fato.

Caso não tenha condições de oferecer a ração adequada, considere adquirir outra raça de gato, visto que esse seria o cuidado mais básico a se comparar com tudo mais.

5. Sphynx

Raças de gatos: Sphynx, o gatinho pelado.
Foto de Anne no Pixabay

Sem a menor sombra de dúvidas, a raça Sphynx é a mais rara dos felinos.

Muitos podem até ter acreditado que esse bichano não entraria para nossa lista de 10 raças de gatos mais amadas, porém existe muitos brasileiro que o curte pela praticidade de cuidados.

Esse bichano, também denominado como Pelado Canadense, possui o visual totalmente sem pelos! Os bichanos Sphynx são extremamente amáveis e apegados aos donos, adoram receber carinho.

Eles amam brinquedos, seja para se entreter sozinho e mais ainda que possam se divertir com seu dono.

Existem outras características que definem bem esse adorável peladinho, os olhos são grandes e possui orelhas marcantes.

Entretanto, diferente dos quadrúpedes, estes gatos não possuem bigodes, o que consequentemente os tornam desajeitados.

Esse miau tem história para contar, o primeiro gatinho pelado que deu origem à raça, nasceu em uma ninhada no Canadá, em 1966, sendo o único sem pelos.

Este gato deu crias, posteriormente, e mais gatos nasceram pelados, dando assim continuidade e à raça do Pelado Canadense.

6. Ragdoll

O bichano Ragdoll é uma das raças de gatos mais dóceis que existe no mundo, ele é tão manso que permite ser colocado de um lado para o outro em diversas situações, algo que a maioria dos gatos não aceita de bom grado.

Por ser um miau tão maleável recebeu um nome propício, que significa “boneca de trapos”, afinal este gato consegue relaxar completamente quando o pegamos no colo.

Ragdoll é um gato grande, pode chegar a pesar até 9 kg. Os olhos são sempre azuis, possui uma face característica e harmoniosa com as bochechas e focinho.

Seus pelos são longos, as cores são variadas, sendo uma delas, parecida com a do Siamês. Dessa forma, não é segredo que gatos de pelo longo, como o Ragdoll, necessitam de cuidados relevantes como alimentação adequada e ração específica e manutenção da pelagem.

Assim como o Maine Coon, aconselhamos que considere ter outra raça de gato, caso não tenha paciência ou condições de oferecer o cuidado básico que esse bichano necessita.

7. American Shorthair

Este querido gato, denominado também de Pelo Curto Americano, é conhecido pela sua longevidade, saúde, docilidade com crianças e cães, além disso, apresenta grande beleza e temperamento pacífico.

A sua principal característica é o pelo curto com cores celebradas, a pelagem desse gracioso miau deve ser penteada com escovas exclusivas para seu tipo.

Esse cuidado garante o brilho natural do pelo, deixando o bichano mais atraente.

Os Americans Shorthair são simpáticos, com grandes olhos, ele é um animal de estimação de olhar sempre alerta, por isso, eles alcançaram seu lugar ente as 10 raças de gatos mais amadas.

Você deve estar pensando todo gato tem o olhar assim, mas se você o vir de perto confirmará que há algo diferenciado.

Conhecido também por Pelo Curto Americano, tornou-se uma verdadeira raça de trabalho. A raça ficou conhecida por sua longevidade, docilidade com crianças e cães, além de sua beleza e temperamento.

Sua característica marcante é o pelo curto, que deve ser penteado com escovas específicas. Dessa forma, escovar o gato garante o brilho natural da pelagem.

Gatos desta raça são simpáticos, com grandes olhos, sempre alerta e pelagem em cores celebradas.

8. Ashera

Tratando-se de Ashera, essa é uma raça rara e mais cara do mundo, esses bichanos também são gatos gigantes!

O pedigree desses felinos foi totalmente fabricado, a raça foi criada pela mistura de gato doméstico com selvagens híbridos, como o Africano Aerval e o Gato Leopardo asiático.

Esses gatos parecem bastante com um leopardo e podem atingir até 14 kg e 1 m de comprimento. O Ashera necessita de rações específicas para seu porte, entre outros cuidados que qualquer pet .

Esses animais são muito brincalhões e amigáveis, verdadeiros amigos, provia de regra, não é para qualquer brasileiro.

Este miau pode ser bastante Pérsia, no entanto, você já se imaginou pagando cerca de R$ 40 mil em único gato, fora o custo de vida desse pet, que precisa condições específicas para ser saudável

9. Persa

Raças de gatos: Persa, o gatinho da carinha achatada.
Foto de deliabertola no Pixabay

O gato Persa é de gato de luxo, por assim dizer, ele é visto com celebridades, é o queridinho das exposições.

O Persa tem uma postura majestosa, pelagem longa e admirável, o focinho é plano marcando a identidade da raça.

Possui temperamento tranquilo, é amável com pessoas, outros pets e crianças. Esse bichano adora dormir no colo e também receber carinho!

Existe outro gato que sua existência parte do Persa, trata-se do “Persa do Himalaia”.

Essa raça mais nova, foi denominada como Himalaia, em 1950, quando cruzaram um gato Siamês com um Persa para criar um miau que tivesse corpo do Persa e a coloração do Siamês desde olhos azuis e pelagem escuras na face, pernas e rabo.

Essas características também o denominaram de Persa Colorpoint.

10. SRD

Os gatos Sem Raça Definida ocupam boa parte dos lares simpatizantes dos bichanos, portanto, é claro que esses bichanos estariam entres as 10 raças de gatos mais amadas no Brasil.

Estes pets são antigos, considerando sua existência na história da civilização humana. Há centenas de anos passados as pessoas se quer imaginavam a possibilidade de fazer controle de raças.

Por serem tão mistificados, os gatos SRD podem ter diversas cores e tipos de pelagem. O porte físico também pode variar de tamanhos, formatos e aparências.

Certamente não há um temperamento específico para gatos vira-latas, estes felinos possuem características de várias raças.

Esses bichanos, embora não tenham cuidados genéticos em sua maioria são gatos muito saudáveis, carinhosos e amigáveis.

Infelizmente muitos desses animais vem de situações de risco, contudo, desde que é resgatado tornam-se mais amorosos e podem ter gratidão ilimitada a quem o salvou.

Por Sheila Assis

Sou uma redatora apaixonada por animais, com 11 anos de experiência em produção de material didático. Sou entusiasta de redação e de animais de estimação, o que me permite trazer informações práticas e estar sempre atualizada sobre as tendências sobre pets. Trabalho no Meu Pet Serelepe para produzir artigos informativos, precisos e envolventes para os leitores.